Anúncios

Poluentes atrapalham Polinizadores

Grão de Pólen

A função do cheiro das flores é atrair os polinizadores ( Leia mais em Flores e Cheiros), mas a poluição das cidades está modificando o cheiro das flores.

A poluição proveniente de usinas de energia e automóveis destrói a fragrância das flores e impede a polinização, segundo um estudo realizado por cientistas da Universidade da Virgínia, nos Estados Unidos.

Em um relatório sobre a pesquisa publicado nesta sexta-feira pela revista “Atmospheric Environment”, os cientistas afirmaram que esse efeito dos poluentes explicaria a redução das povoações de insetos polinizadores, que se alimentam do néctar das flores, em várias partes do mundo.

Um trabalho publicado no periódico “Scientific Reports”  analisou os odores das flores em dois ambientes: um ar limpo e outro contaminado por poluentes do diesel. No primeiro caso, o cheiro das plantas não foi alterado. No segundo, dois de oito elementos produzidos nas flores desapareceram completamente em apenas um minuto, alterando o perfil químico das substâncias de odor.

“As moléculas aromáticas que produziam as flores em um ambiente menos poluído, como há um século, podiam se estender por cerca de 1.000 ou 1.200 metros” de sua fonte, afirmou José Fuentes, professor de ciências ambientais da Universidade da Virgínia.

O mesmo pesquisador explicou:

“No entanto, no ambiente poluído das grandes cidades, não passam de 200 ou 300 metros”.

“Isto faz com que os insetos encarregados da polinização tenham cada vez mais dificuldade para localizar as flores”.

O que acontece no fim é que os polinizadores não acham as flores para se alimentar e as flores não conseguem polinizadores para a sua reprodução.

O estudo demonstrou que  a poluição destrói o aroma das flores em 90%, em comparação com os períodos anteriores aos automóveis e à indústria pesada.

Anúncios
Sobre Andrea Barreto (1086 artigos)
Sou professora de Ciências e de Biologia em Escolas da Rede Municipal e Particular do Rio de Janeiro ( Brasil). Elemento de equipe da Educopédia / Rioeduca ( Secretaria Municipal de Educação - RJ)

1 comentário em Poluentes atrapalham Polinizadores

  1. show de bola o texto.

    Curtir

Meu Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: