Anúncios

A Importância das Experiências


Aula!  A Professora entra em sala com um monte de coisas na mão: potes, balde, vidros, vela,… Pronto, a deixa foi dada: “Tem experiência hoje ?”

Explicação

É mais ou menos assim comigo. Meus alunos logo se animam e ficam super interessados na aula. Não precisa ser uma experiência muito rebuscada ou um material muito complicado, basta ser algo que tenha relação com a matéria e a aula acontece. Veja bem, nem precisa ser em um laboratório , pode ser em sala mesmo.

A experiência permite a vivência do aluno, não chega a ser um “fazer ciência” mas este tipo de aula permite que a turma veja o que está estudando acontecer ali. Pode ser no meio de uma explicação, pode ser para fomentar a curiosidade ou para garantir a aprendizagem; não importa: Experimentar em Ciências é muito importante.

E mesmo fazendo a experiência, temos que ajudar o aluno a observar aquilo que está acontecendo. Uma aula bem montada, permite que o aluno explique sozinho ou com um pouco de ajuda aquele conceito por de trás da experiência. Mas, Professor(a), explique ou sua aula vai virar um Show de Mágica ( e isso, definitivamente, não é Ciência). Cada aluno vai ser capaz de observar uma parte da experiência do jeito dele, temos que mediar essa observação. Até o observar tem que ser ensinado.

E depois? Coloque os meninos para registrar: no caderno , em uma folha, em grupo, individual,… não importa… Os meninos têm que registrar ou tudo aquilo some e o seu objetivo não é alcançado.

Sei como é cansativo uma aula com experiências, sei que dá o maior trabalho, mas sei, também, o quão é valioso para o aluno. Aquilo que você explicaria com muito suor, vai fácil em uma aula prática. Ouse e faça experimentos em sala de aula!

 

Anúncios
Sobre Andrea Barreto (1086 artigos)
Sou professora de Ciências e de Biologia em Escolas da Rede Municipal e Particular do Rio de Janeiro ( Brasil). Elemento de equipe da Educopédia / Rioeduca ( Secretaria Municipal de Educação - RJ)

3 comentários em A Importância das Experiências

  1. Não tem comentário mais verdadeiro!!! rsrsr Eles ficam ouriçadíssimos, doidos pra ver o que a gente vai fazer!!! Não importa se queremos ilustrar, demonstrar ou despertar a curiosidade e guiar a observação: Eles amam e não há forma mais rápida de conseguir a atenção deles! Pelo menos, nas aulas de ciências!!! rsrsrs Beijocas querida!!

    Curtir

  2. Oei, gostei muito ♥

    Curtir

Meu Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: