Quando a aula de apoio ou explicador atrapalha ?


Talvez por desespero ou pela falta de condições de ajudar, muitos pais colocam o menino em um explicador e isso… pode atrapalhar ( e muito).  Sei que às vezes é inevitável: a família tem que lançar mão de um profissional que ajude o aluno. Mas ajudar nunca pode se transformar em bengala.

Tenho alguns alunos assim: se negam a fazer o que tem que ser feito em sala porque “o explicador vai me ensinar”. E ai? É uma luta terrível: de um lado o Professor que dignamente quer fazer o seu trabalho e de outro um aluno impermeável. Sei que a família quer o melhor para os seus filhos, mas neste caso é um desserviço imenso. Não temos como substituir aula alguma. Uma aula bem dada se auto gere: ela cria as dúvidas, dá o suporte para construir o conhecimento e ajuda o aluno a aprender. Compreendo perfeitamente que, por um período, o aluno necessite de uma ajuda. Mas por um período…

O que acontece é uma indústria: o explicador cria uma simbiose entre ele e o aluno, a dependência é tanta que a aula do explicador vira uma bengala.  E se acontecer como as minhas aulas ocorrem, não há remédio: o explicador não ajuda, pois minhas aulas caminham com uma regência própria arrumada segundo as necessidades da turma e se auto gere. O explicador, que está fora da minha aula ( graças a Deus!), se vê em uma enrascada.

Por isso, não vejo a razão de contratar uma aula destas no início do ano letivo. Tira totalmente a autonomia do aluno, tira o foco das aulas ( já que o menino acha que vai aprender com o explicador) e atrapalha o aluno. Sou contra e acho que ( fora certas situações) um explicador atrapalha!Revisão para o Pessoal do Colégio

Anúncios

Meu Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Anúncios
Andrea Barreto

Andrea Barreto

Sou professora de Ciências e de Biologia em Escolas da Rede Municipal e Particular do Rio de Janeiro ( Brasil). Elemento de equipe da Educopédia / Rioeduca ( Secretaria Municipal de Educação - RJ)

Links Pessoais

Visualizar Perfil Completo →

Follow Dicas de Ciências on WordPress.com
%d blogueiros gostam disto: