Skip to content
Anúncios

Efeito Fundador ( ou o Gargalo de Garrafa)


Como tem gente que não entende esse conceito! Ou faz que entende e só repete o que lhe foi dito. Como não acho que aluno ( ou uma pessoa) tem que repetir aquilo que foi dito ou lido, vou explicar de modo que você realmente entenda. 

Primeiro, vamos imaginar uma população qualquer de insetos. Esses insetos vivem em uma plantação. Pelo acaso, a mutação dos seus genes fazem alguns indivíduos mudarem. Aos poucos vai aparecendo uma variedade. Nas próximas gerações, aparecem, sempre ao acaso, alguns insetos que levam esses genes, que não são necessariamente “bons ou maus” para a sua adaptação aos meio.

Vamos imaginar que um grupo de indivíduos dessa população “resolve” ( o inseto não resolve com a gente!) sair daquela região e ir para outra plantação levando consigo a ” novidade genética” ou seja os novos genes. Não são todos os indivíduos mutantes, alguns são outros não. Mas esse grupo se encontra com outro da mesma espécie que não tem a mutação. Ao acontecer a  reprodução, o que acontece?

Você acertou, quando pensou assim: ” A mutação ” passa” para a nova população!” 

Agora, vamos imaginar que essa população é de insetos que se alimentam de tomate e o produtor lança um inseticida que mata os insetos. E essa nova mutação é justamente a que dá a resistência ao inseticida. Então, de 500 insetos, 15 são resistentes ao inseticida. 

Ao entrar em contato com o inseticida, os 15 insetos sobreviverão e os outros 485 morrerão. Como se fosse um gargalo de garrafa: os 15 sobreviventes passam e os outros ficam na garrafa original. 

separado

Com o passar do tempo esses 15 insetos, irão se reproduzir passando para a outra geração a sua mutação. Estes 15 indivíduos, formaram uma nova população. Isso é o efeito fundador.

Um efeito fundador corre quando uma nova colônia é iniciada por alguns poucos membros da população original. Essa população de tamanho pequeno significa que essa colônia pode ter:

  • Variação genética reduzida da população original.
  • Uma amostra não aleatória dos genes na população original.

Veja que no efeito fundador, não há necessariamente uma migração de uma parte da população ( pode até ocorrer). Mas o que acontece é uma variação genética.

Ficou mais claro?

Explique o efeito fundador com essa imagem abaixo:

Efeito fundador

Anúncios

4 Comments »

Meu Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: