Tenho sempre um pé atrás das novidades que aparecem. Não acho que meus alunos devam servir de cobaias para os experimentos, porém existem ideias que me chamam a atenção e essa é uma delas.

O flipped classroom, ou sala de aula invertida, é o nome que se dá ao método que inverte a lógica de organização da sala de aula. A ideia é que o aluno leia, faça atividades e aprenda em casa. Na sala de aula, cabe ao Professor tirar as dúvidas e aprofundar os conteúdos, promovendo debates e servindo de mediador. Pronto, o aluno vai para sala de aula já com algum conhecimento e o Professor não é mais o detentor do saber. Quase que uma velha ideia em uma nova roupagem.

Sabemos que o aluno já tem algum saber sobre o que você vai falar. Ninguém mais acredita que a pessoa é uma folha em branco ! ( Será que alguém ainda pensa assim?) O grande pulo do gato é usas as novas tecnologias para isso e é ai que eu achei legal. Neste semestre, colocarei isso em prática assim:

O famoso dever de casa será no meu site Aulas de Ciências e Biologia onde já coloquei algumas atividades. No lugar de servir como exercício de fixação, a aula no site vai servir como o primeiro (será o primeiro mesmo?) contato do aluno com o conteúdo.

O bom é que no site poderei ver quem entrou e se fez o que foi proposto. Na sala de aula, promoverei debates com perguntas sobre o que foi feito em casa e tirarei as dúvidas.

Acho que vai dar pé ! Vamos ver ?

Info-FlippedClassroom-001-1

Anúncios