Anúncios

Minhas Queridas Bactérias!


Quando você ouve ou lê a palavra bactérias, qual é a sua primeira reação? Talvez, uma torcida no nariz ou um sonoro ARGHT! 

Mas saiba que você tem mais bactérias dentro do seu corpo do que células humanas. E elas nem sempre são sinônimo de doenças. Sem essas bactérias, a gente não poderia assimilar muitos nutrientes, fabricar vitaminas, digerir nutrientes ou mesmo se defender.

A maior parte dos micróbios vive no sistema digestivo. O intestino grosso é uma verdadeira salsicha de bactérias – a chamada flora intestinal. E isso é ótimo, pois elas são essenciais para a nossa capacidade de digerir certos carboidratos complexos e para outros serviços metabólicos em geral, como a reabsorção de água e nutrientes pelo intestino.

Trata-se de uma relação benéfica para ambos os lados. As bactérias prestam seus vários serviços digestivos (sem elas não conseguiríamos digerir o amido, por exemplo, um importante carboidrato de batatas e cereais) e, em troca, recebem carta branca para viver dentro de nós sem serem importunadas. De alguma forma o sistema imunológico, que normalmente ataca qualquer coisa estranha que aparece pela frente, reconhece que essas bactérias são benéficas e permite que elas fiquem por lá. Mas os cientistas não sabem exatamente como isso funciona, ainda.

( Veja mais aqui: http://www.passeiweb.com/saiba_mais/voce_sabia/celulas_x_bacterias)

 Alguns estudos recentes falam que essas bactérias não só nos ajudam na nossa saúde física como mental. E ai eu lembro destes sabonetes que dizem que eliminam 99,99% das bactérias. Será que eles matam só as bactérias patogênicas ( as que nos trazem doenças) ou, também, essas que estão na nossa pele e nos trazem benefícios ? Alguns estudos dizem que algumas doenças são provenientes, talvez, desta matança indiscriminada. 

Então, nem sempre as bactérias são tão ruins assim! Pense nisso !

969780_635870433104268_1258871323_n

Anúncios
Sobre Andrea Barreto (1086 artigos)
Sou professora de Ciências e de Biologia em Escolas da Rede Municipal e Particular do Rio de Janeiro ( Brasil). Elemento de equipe da Educopédia / Rioeduca ( Secretaria Municipal de Educação - RJ)

2 comentários em Minhas Queridas Bactérias!

  1. cintiamendes01 // 06/09/2013 às 05:45 // Resposta

    Que bom Profa. agora fiquei mais tranquila, jamais estarei sozinha! rsrsrs

    Curtir

Meu Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: