Anúncios

Por que os ataques de tubarão em Recife ?


Outra pergunta que vira e mexe volta as Redes Sociais:

Por que tanto ataque de tubarão em Recife?

Primeiro, vamos tirar da nossa cabeça que o tubarão é um monstro, um assassino frio e cruel. O bicho é um bicho ( com perdão da total falta de criatividade!). O que isso quer dizer: o tubarão tem que se alimentar.

Outra coisa: Vamos acabar com a ideia aqui que tubarão se alimenta de gente. Nada disso. O tubarão, nestes casos, está provando o que tem a sua disposição e confunde o seu alimento ( focas, tartarugas e outros animais) com o ser humano. Na prova, o bicho que é forte e enorme mata.

Bom, então o que está acontecendo? A explicação não é única nem muito simples, mas vou tentar explicar algumas coisas aqui.  Uma das espécies que está atacando é o cabeça chata que sobe o rio para desovar. No caso de Recife, o bicho usava o local onde construíram o Porto de Suape para se alimentar e o estuário era usado pelas fêmeas para desovar. Na falta do local, eles se deslocaram para as praias próximas, onde tem banhistas. Gente nadando e fêmeas com fome, fêmeas enormes com fome… Preciso continuar? Os bichos estão ali para comer o almoço ( que pode ser uma tartaruga), a água é turva e eles têm que experimentar o provável prato. O ser humano está ali e acontece o ataque.

shark-attack-1

O que temos que aprender com isso ?

Primeiro, temos que estudar bem direito onde construir um porto, uma ponte , um… antes de fazer uma enorme bobagem como essa.

Segundo, como banhistas temos que estar atentos à sinalização de perigo de ataque de tubarão e correnteza. Os salva vidas não colocaram isso sem querer, sabem o que estão fazendo. Por isso, cuidado.

Terceiro, paremos de ver estes animais como assassinos. Repito, os tubarões estão se alimentando, somente isso. Eles não fazem a fotossíntese e como nós precisam comer para viver.

Estamos nós, seres humanos, no local errado neste caso. Não adianta matar ou colocar algum repelente, os tubarões irão fazer aquilo que estão programados para fazer: caçar para se alimentar. Talvez redes ajudem. Mas, com certeza, esses bichos irão caçar em outro local que se tiver humanos… Pense nisso! Por isso, respeite as placas!

mi_5471519632574674

Anúncios
Sobre Andrea Barreto (1086 artigos)
Sou professora de Ciências e de Biologia em Escolas da Rede Municipal e Particular do Rio de Janeiro ( Brasil). Elemento de equipe da Educopédia / Rioeduca ( Secretaria Municipal de Educação - RJ)

1 comentário em Por que os ataques de tubarão em Recife ?

  1. Os tubarões não tem culpa por morderem sem querer um pé balançando na água. Ele está em busca de alimentação, ainda mais as fêmeas famintas, que são maiores que os machos. As redes de pesca, a falta de peixes e a quantidade excessiva de pescados faz os tubarões procurarem em outro lugar para se alimentarem. Os pobres bichinhos não tem culpa.

    Curtir

Meu Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: