Como é o aluno do Século XXI ?


Formei-me em 1991 e antes disso já lidava com aluno. Eu mesma fui aluna por muito tempo. E naquele tempo, sinto-me velha escrevendo isso, o aluno era outro. Era mais passivo, acreditava piamente no que falávamos, não era tão irrequieto.

Vi com o tempo o aluno mudar. Já é outro esse aluno e a mudança se deu mais rápido que a própria escola conseguiu absorver. Não sei se eu consigo falar exatamente como esse menino e essa menina são. Mas de certo não são passivos, quietos, crédulos.

O aluno hoje em dia tem acesso à informação, mas são bem superficiais. Zapeiam pelos site ( dai vem a Geração Z de Zapear). Em sala, parecem estar Zapeando também. Pulam de informação em informação e se por outro lado nos questionam, por outro são extremamente influenciáveis pela Internet. “Se está na Rede, em mais de um site, está certo” – me explicam.

Nosso papel, o papel do Professor, é muito importante agora. Temos que parar de nos queixar e tomar o nosso lugar, antes que outro aventureiro lance mão. Os Professores serão os mediadores, a voz das consciências destes alunos, o que dá o devido aprofundamento as milhares das informações, … Acho essa frase fala tudo ( não é minha): “O papel do Professor começa quando o Google termina”.

Mas quem é esse aluno do século XXI?  O vídeo abaixo pode nos ajudar a começar a dar essa resposta, que para mim é super complicada de se dá. Veja e me diga o que acha:

Experimento on line com Osmose

Anúncios

2 respostas »

Meu Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Anúncios
Andrea Barreto

Andrea Barreto

Sou professora de Ciências e de Biologia em Escolas da Rede Municipal e Particular do Rio de Janeiro ( Brasil). Elemento de equipe da Educopédia / Rioeduca ( Secretaria Municipal de Educação - RJ)

Links Pessoais

Visualizar Perfil Completo →

Follow Dicas de Ciências on WordPress.com
%d blogueiros gostam disto: