Skip to content

Insetos fazem a Fotossíntese

Nossos livros de Ciências e Biologia talvez tenham que ser escritos novamente. Lembra que ao diferenciarmos animais ( insetos portanto) e plantas falamos que as plantas fazem a fotossíntese e animais, não ?

pulgao

Pois é… agora vamos ver que não é bem assim. Em biologia, quase sempre é muito perigoso usar as palavras sempre e nunca. Um grupo de insetos ( afídeos ) tem alguns representantes que fazem a fotossíntese.

A história da descoberta começa quando um grupo de pesquisadores descobriram que esses insetos ( que são uns pulgões) produzem um pigmento muito comum nas plantas chamado de caroteno. E ai a pergunta veio: Por que esses insetos produzem este pigmento que é altamente custoso, em termos de energia, para o animal?

Pesquisa pra lá, experimento prá cá… descobriram que os pulgões verdes produzem mais ATP ( a molécula que “guarda energia”) do que os brancos. Bom… o caminho estava dado.  Em seguida, os pesquisadores extraíram e purificaram os carotenoides dos afídeos alaranjados, demonstrando que esses pigmentos são responsáveis pela absorção de luz e transferência de energia.

Estes insetos fazem parte de um grupo de seres autotróficos, isso é capazes de fabricar seu alimento por um processo que conhecemos como fotossíntese ( existe outro chamado de quimiossíntese também).

É bem interessante como os animais se adaptaram a esta maneira de obter energia via a luz solar! Realizar a fotossíntese  já não é coisa de planta!

 

Anúncios

3 Comments »

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: