Skip to content

Termos importantes para a Genética

Esses termos são muito importantes para quem estuda genética nos dias de hoje. Não só para estudarmos para o Colégio ou Universidade mas para sabermos no nosso cotidiano o que são esses termos. A Ciência Moderna está no nosso cotidiano e por isso temos que nos apropriar destes termos. Vamos lá ?

Mais Dinâmicas

  • Engenharia Genética -é um conjunto de técnicas que são usadas para manipular os genes de organismos com o objetivo de produzir seres que são de interesse para o ser humano. Através da engenharia genética muitos hormônios passaram a ser produzidos por bactérias com DNA modificado, como por exemplo, a insulina.
  • Transgênicos – são seres vivos que foram modificados graças a inserção de uma parte do DNA ou de um DNA completo de uma outra espécie.  A origem da palavra sugere esse conceito: o prefixo “trans”, originário do latim, significa “posição além de, através de, mudança” e “gênico” significa “pertencente ou relativo ao gene”. Então, os transgênicos possuem mudança(s) no seu conjunto de genes, ou seja, modificação do seu genoma original.
  • Organismo Geneticamente Modificado (OGMs ou GMs) – são organismos que tiveram seus genes modificados mas não foi incluído nenhum DNA de outro ser vivo. Essas técnicas são usadas para o melhoramento do organismo. Na maior parte das vezes que se fala em Organismos Geneticamente Modificados, estes são organismos transgênicos. OGMs e transgênicos não são sinônimos: todo transgênico é um organismo geneticamente modificado, mas nem todo OGM é um transgênico.
  • Terapia Genética – a transferência de material genético com o propósito de prevenir ou curar uma enfermidade qualquer. 
Anúncios

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: