Skip to content
Anúncios

Blogs podem ser educativos ?


Quando comecei a me enveredar nos Blogs Educativos, em 2006 mais ou menos, sofri vários tipos de pré conceitos ( escrito assim mesmo). Cada um tinha uma reação, mas alguns educadores ( pedagogos de gabinete, como os chamo) achavam que Blogs Educativos eram quase uma brincadeira. ” Modismo, coisa de adolescente, não vai dar certo, não pode ser instrumento de aprendizagem,…” – tudo isso eu li/ ouvi  e desdenhei.

compefiltro

Com a minha prática pedagógica via que era algo inevitável. A Internet está cada vez mais presente na nossa vida, esses meninos já nascem com um mouse na mão, estudam e usam esse instrumento como respiram. Achava ( como acho) que tínhamos o dever de usar a rede a favor da educação.

O tempo passou e os blogs educativos ficaram cada vez mais fortes. Foram aceitos e viraram quase que uma super estrela no meio educativo. Vi o número de blogs aumentarem, de vários tipos e com vários conteúdos. Fico feliz com isso !

Muita gente importante mesmo bateu palmas para o nosso esforço. Somos Professores e não temos realmente tempo para manter um Blog. O trabalho que dá de ler, escrever, responder comentários, pensar no que vai escrever é enorme. E a gente faz isso nos sábados, domingos, madrugadas, feriados da vida. Não se ganha nada com isso, mas a satisfação é enorme ( este ganho é maravilhoso).

Agora, neste ano de 2012, estou vendo, com uma certa apreensão, tudo voltar. Pessoas que saíram de algum lugar no reino distante dizem que Blogs não são confiáveis. O que é ser confiável? Um livro é confiável? Talvez seja. Mas já vi muito livro com conceitos errados. Um site é ? Qualquer um pode escrever qualquer bobagem em um site. E o Blog? Também cai na mesma coisa. Fazer um Blog é fácil e escrever besteira mais fácil ainda.

O que essas pessoas, que falam com uma certa empáfia sobre os Blogs Educativos, não entendem é que qualquer informação deve ser checada ! Seja de onde vier, a informação deve ser cruzada com outras fontes. Isso deve ser ensinado aos nossos alunos. E se perde uma chance enorme ao negar a eles uma outra forma de se aprender.

Vamos pensar em como nossos Blogs podem ser mais educativos!

Rio + 20

Anúncios

5 Comments »

  1. Cara Andrea… concordo contigo em gênero, número e grau. O blog educacional é algo que veio para ficar, e acredito ser uma poderosa ferramenta de interação educador com educador, educador com a turma, educador com a comunidade, educador com o mundo inteiro. É para mim um pequeno ambiente de EaD, onde ensinamos e aprendemos, através das interações. Muito do que aprendi, desde que ingressei no mundo virtual e me tornei educador também digital, deve-se a essas interações com diversos colegas, que ensinam e aprendem online, em tempo real, por email, por redes sociais etc. O blog é esse espaço ´para debate e discussões mais amplas, diferente das redes sociais em geral que é mais para contato em tempo real… Muita coisa que se coloca em twitter e facebook é restrito aquele tempo e espaço. Se que te segue não esta online, fica disperso, e de difícil recuperação. Já no blog está sempre à disposição. Na minha pós em Mídias na Educação discute justamente a possibilidade do blog ser esse ambiente de EaD, a partir das permissões de leitura e co-autoria que o autor, editor do blog faz , seja com seus colegas de escola ou do mundo virtual, seja com sua turma e comunidade, deixando o conteúdo aberto ou restrito à sua rede social. Muitos blogueiros educacionais passaram a ser referência a outros blogueiros iniciantes, por conta de terem sido os desbravadores e hoje podem contar um pouco dessa sua experiência de vida, unindo tecnologia com metodologia. Somente os “burocratas do saber” ou aqueles que tem a “Síndrome do Microfone Aberto” é que podem falar com propriedade do que desconhecem, ou seja, falar mal do blog educacional. esquecem inclusive que foi graças aos educadores que o blog deixou de ser mero diário virtual de adolescentes, hoje utilizado por jornalistas, personalidades, políticos e tudo mais. O blog educacional é uma realidade e quanto mais os educadores tomarem ciência e consciência disso, melhor será rede social educacional, através das trocas de saberes que o blog permite, independente do tempo e do espaço. Um abraço, amiga, e ótima postagem para reflexão e discussão. Zé Roig
    http://educa-tube.blogspot.com

    Curtir

    • Zé, amigo! Somos esses que começaram lá em 2006. Temos nossa história para contar e para emprestar a voz aos que querem começar! Não podemos dar ouvidos aos que têm a Síndrome do Microfone Aberto ( amei esse termo) e não falam nada com nada! Vamos em frente. Obrigada! Beijos

      Curtir

  2. Perfeito. Não podemos mais dispensar o uso dos blogs educacionais ou das redes sociais de um modo geral. Os meninos são digitais e estão conectados o tempo todo. Os blogs e toda a comunicação digital aproximam o professor do aluno ampliando a troca de informações, o compartilhamento de ideias, as discussões em torno de um assunto, enfim… são canais fundamentais para a educação atual.

    Curtir

  3. Como vai Colega? Quero indicar este seu texto em minha oficina de blog para professores da rede pública. Você poderia até aprofundar mais estas colocações, Gostei como exemplo para eles, porque quando você diz que há uma recompensa pelo trabalho, acredito que será um estímulo ler isso, até porque penso assim também. No meu blog de Francês por exemplo, recebo visitas internacionais, até da Ucrânia!! Uma jovem fez comentário me agradecendo e dizendo que ficou horas “viajando” em meu blog! Bom demais não é?
    Veja em meu blog de informática o que falo sobre BLOG DIDÁTICO, que é o nome que prefiro dar para os blogs de professores, este é um bom argumento para responder àqueles que criticam… Um grande abraço

    Curtir

Meu Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: