Quando comecei a me enveredar nos Blogs Educativos, em 2006 mais ou menos, sofri vários tipos de pré conceitos ( escrito assim mesmo). Cada um tinha uma reação, mas alguns educadores ( pedagogos de gabinete, como os chamo) achavam que Blogs Educativos eram quase uma brincadeira. ” Modismo, coisa de adolescente, não vai dar certo, não pode ser instrumento de aprendizagem,…” – tudo isso eu li/ ouvi  e desdenhei.

compefiltro

Com a minha prática pedagógica via que era algo inevitável. A Internet está cada vez mais presente na nossa vida, esses meninos já nascem com um mouse na mão, estudam e usam esse instrumento como respiram. Achava ( como acho) que tínhamos o dever de usar a rede a favor da educação.

O tempo passou e os blogs educativos ficaram cada vez mais fortes. Foram aceitos e viraram quase que uma super estrela no meio educativo. Vi o número de blogs aumentarem, de vários tipos e com vários conteúdos. Fico feliz com isso !

Muita gente importante mesmo bateu palmas para o nosso esforço. Somos Professores e não temos realmente tempo para manter um Blog. O trabalho que dá de ler, escrever, responder comentários, pensar no que vai escrever é enorme. E a gente faz isso nos sábados, domingos, madrugadas, feriados da vida. Não se ganha nada com isso, mas a satisfação é enorme ( este ganho é maravilhoso).

Agora, neste ano de 2012, estou vendo, com uma certa apreensão, tudo voltar. Pessoas que saíram de algum lugar no reino distante dizem que Blogs não são confiáveis. O que é ser confiável? Um livro é confiável? Talvez seja. Mas já vi muito livro com conceitos errados. Um site é ? Qualquer um pode escrever qualquer bobagem em um site. E o Blog? Também cai na mesma coisa. Fazer um Blog é fácil e escrever besteira mais fácil ainda.

O que essas pessoas, que falam com uma certa empáfia sobre os Blogs Educativos, não entendem é que qualquer informação deve ser checada ! Seja de onde vier, a informação deve ser cruzada com outras fontes. Isso deve ser ensinado aos nossos alunos. E se perde uma chance enorme ao negar a eles uma outra forma de se aprender.

Vamos pensar em como nossos Blogs podem ser mais educativos!

Rio + 20

Anúncios