Skip to content
Anúncios

Medo de Perguntar


Fico pensando nos meus alunos, nas minhas aulas, nas avaliações… Revendo o que fiz neste ano!

Observo que em minhas turmas, sempre aparece aquela criatura bem quieta, fechada mesmo no seu mundo,e, que não pergunta nada. É uma situação delicada: por um lado, não gosto de forçar o aluno. Por outro, o aluno que não pergunta, fica com a dúvida.

duvida

Tenho algumas teorias sobre isso.

A timidez é uma delas. Sou uma pessoa extremamente tímida, que não abria a boca em sala de aula quando era aluna e levava a dúvida comigo. Ficava com medo do julgamento dos outros: ” O que o Professor ia pensar? O que os colegas podiam falar?”  Mas um dia, uma Escola me tirou esse medo ( ou ao menos, amenizou!). Hoje , me exponho mais. Acho que a Escola tem que criar um clima de segurança, onde o aluno não tenha medo de perguntar ou mesmo expor o que acha. Se a turma “zoa”  o colega que pergunta e o Professor não intervém … não vai rolar a pergunta nunca. O aluno vira uma ostra e não vai se expor.

Outra teoria é mais recente. Vejo muito aluno que sabe que a trupe de explicadores irá dar conta das dúvidas e aí … pra que perguntar ? Leva-se a dúvida pra casa e o explicador tira. Mas que coisa horrível!!! Cria-se uma pessoa que não compartilha as dúvidas. Se o aluno tem uma dificuldade, que expõe e se discute na turma; a turma toda ganha. E por que não dizer que o Professor também?

A dúvida é uma parte do aprendizado. Quem tem dúvida está aprendendo, está construindo seu saber. Vamos lá, meninos, coragem! Perguntem!

5804988807_93f8b2bb90

Anúncios

Meu Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: