Como tenho ouvido e lido essas frases! A agonia de Pais e Responsáveis é de exasperar qualquer um. Os alunos também ficam desesperados, mas uma pergunta me vem na cabeça ( e nos dedos ) neste momento:
Será que foi uma surpresa tão grande ?
Ninguém fica em recuperação ( ou Prova Final) de repente! Como uma bomba, parece que o acontecimento explode nas casas das famílias. Mas a recuperação vai “dando as caras”aos poucos. Uma prova com o rendimento ruim, trabalhos não entregues ou entregues de qualquer maneira, aulas em que se dorme,… isso tudo são pistas deixadas pela recuperação.
Bom… o menino já está em recuperação…e agora? O que fazer?
Como o próprio nome diz, é hora de recuperar ! Nova chance. Não creio, como Professora, que uma recuperação no final do ano vá colocar o aluno em pé de igualdade com os outros, mas “dá pro gasto”. O aluno pode aprender o essencial e ir em frente. O que não dá é acumular deficiências durante anos a fio.
Ai é o momento da família rever alguns aspectos da vida escolar para o ano que vem:
- Quanto tempo o filho têm para estudar além das tarefas passadas pelo Professor?
- O filho anda dormindo bem?
- O seu material é organizado?
- As tarefas de casa estão sendo feitas?
- Os responsáveis ( por mais atarefados que sejam) participam da vida escolar dos filhos?
Lembrem-se, Pais e Mães, vocês são responsáveis. E quem é responsável, “responde por aquilo” que se responsabiliza. Não dá para delegar tudo ( por vezes é absolutamente tudo) à escola. Os Professores podem e devem ser parceiros, mas o responsável é o grande parceiro desta caminhada.
Não é o momento do desespero. Dê a mão para o seu pequeno ou seu grande e o ajude a passar por essa fase. Depois reavalie o que está certo e errado nesta jornada. É hora de acertar os ponteiros. Coragem!
Parabens! ADOREI seu blog! continue assim professora de ciencias!