Skip to content
Anúncios

Fotossíntese é Animal


Quando a gente estuda na escola a diferença entre animais e vegetais, os Professores falam: Animais não fazem a Fotossíntese. Será?

Elysia timida, o nome científico desta espécie de lesma-do-mar, foi descrita pela primeira vez no início do século XIX.Ela é uma lesma que se alimenta de algas ( até aqui nada de novo…). Mas elas são movidas a “energia solar”. 

 Bruno Jesus ( um pesquisador Português) achou estranho elas serem verdes. E com o tempo, se descobriu que essa Lesma do mar “rouba”os cloroplastos ( organelas da célula das plantas) para usarem a clorofila, fazendo a fotossíntese. Em um momento de “fome  extrema”, a Elysia faz a fotossíntese como uma planta faria.

Elysia timida faz parte de um grupo designado por lesmas-do-mar movidas a energia solar, que é conhecido há bastante tempo.Ela se alimenta de uma alga (Acetabularia acetabulum), vive em profundidades baixinhas e em zonas onde há muita luz. Porém, agora está se descobrindo que ela está fabricando esse cloroplasto ( que no animal recebeu o nome de Cleptoplasto).

Barreiras quebradas

Até há pouco tempo, não se sabia como as fábricas de energia das plantas se mantinham em funcionamento dentro das lesmas. “Estes animais conseguem não só pôr os cloroplastos dentro das suas células – o que já é impressionante -, como pô-los a funcionar”, sublinha Bruno Jesus. Como é isto possível?

Nas plantas, os cloroplastos estão sob o comando de genes que se encontram no núcleo das células vegetais. Mas, uma vez ingeridos pelas lesmas, como é que são postos a trabalhar?

O mistério foi esclarecido de vez em 2008, por uma equipe norte-americana, que encontrou genes do núcleo celular de uma alga  dentro do núcleo das células de uma lesma-do-mar. Afinal, ao longo da evolução, alguns genes do núcleo celular das algas tinham sido transferidos para o das lesmas. Este tipo de transferência de genes já era conhecido entre bactérias – “mas não entre um animal e uma planta”, sublinha Gonçalo Calado. “Isto foi uma grande inovação.”

Veja o vídeo da Lesma do mar movida a luz do Sol:

Anúncios

Meu Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: