Vejo que esse tema é recorrente nas provas de Vestibular da vida. Eita coisa fácil essa!
Vamos devagar !
O que é eutrofização ?
A eutrofização (ou eutroficação) é um processo normalmente de origem antrópica (provocado pelo homem), ou raramente de ordem natural, tendo como princípio básico a gradativa concentração de matéria orgânica acumulada nos ambientes aquáticos.
Quais são as suas consequências ?
Perda da transparência (a transparência é medida através do mergulho de um disco na água, conhecido como disco de Secchi).
– Redução do teor de oxigênio dissolvido;
– Crescimento exagerado de algas;
– Redução de macrófitas, devido à redução do teor de oxigênio;
– Aumento na quantidade de cianobactérias (algas azuis), muitas delas não ingeridas pelo zooplâncton);
– Produção de gases de odor desagradável e, em certos casos, tóxicos;
– Produção de cloroforme, um composto carcinogênico, produto da reação da matéria orgânica com o cloro usado nas estações de tratamento.
Quais são as etapas deste processo ?
Aumento da quantidade de material biodegradável (esgoto orgânico) na água;
– Aumento da população de organismos decompositores (aeróbios e anaeróbios);
– Redução da concentração de oxigênio dissolvido na água;
– Mortalidade de organismos aeróbios maiores, como peixes e crustáceos;
Os animais mortos sofrem decomposição e, então, mais matéria orgânica é disponibilizada no meio, o que favorece a proliferação de mais organismos decompositores, com maior redução de teor do oxigênio. Com a brusca redução do teor de oxigênio, a decomposição torna-se anaeróbia, com produção de gases tóxicos como, por exemplo, o gás sulfídrico.
Outras observações:
Na ausência do oxigênio, a decomposição orgânica torna-se anaeróbica produzindo gases tóxicos, como sulfúrico (que causa o cheiro forte característico do fenômeno).
A eutrofização causa a destruição da fauna e da flora de muitos ecossistemas aquáticos, transformando-os em esgotos a céu aberto.
Para combater a Eutrofização :
- Tratamentos químicos – á base de herbicidas e algicidas e estes podem ser extremamente tóxicos para os outros seres vivos aquando usado em concentrações elevadas.
- Dragagens dos sedimentos – remoção do fundo aquático, mas pode também aumentar a eutrofizaçao ou ainda aumentar a turvação da água.
- Arejamento artificial – introdução de ar comprimido rico em oxigénio.
- Remoção das plantas.