Skip to content
Anúncios

Um Anfíbio Transparente ?


É isso mesmo !

Quando eu vi, achei que era de borracha, mas o bichinho existe mesmo. É uma perereca bem pequena ( 3cm) e foi descoberta na Amazônia Brasileira! Seu nome científico é Hyalinobatrachium crurifasciatum. Mas a notícia ruim é que já está em extinção. Isso porque a perereca transparente vive em florestas nativas, às margens de pequenos igarapés, tipo de curso d’água muito comum na Amazônia e constantemente desmatado de forma ilegal para fins agropecuários.

Os anfíbios dependem da água para se reproduzir e com essa perereca não  seria diferente. E o aquecimento global, junto com o próprio desmatamento, está acabando com alguns habitat e, portanto, com algumas espécies.

O pesquisado Marcelo Morais foi quem descobriu essa espécie e faz palestras onde fala sobre a biologia desses animais tão fundamentais no equilíbrio da natureza e explica os motivos da importância dos anfíbios. A extinção dos anfíbios é uma das consequências silenciosas e muito sérias do aquecimento global. Temos o dever de conhecer e preservar essas espécies, que fazem parte do nosso mundo.

E o mais irônico é que uma das principais vítimas da extinção dos anfíbios é o próprio homem, sabia? Isso porque sapos, rãs e pererecas comem, todos os dias, grandes quantidades de insetos – algumas espécies ingerem mais de mil insetos, diariamente -, garantindo o equilíbrio ecológico e o controle de pragas nas regiões em que vivem. Ou seja, quanto mais o homem contribuir para a extinção dos anfíbios no Brasil, mas estaremos sujeitos a enfrentar grandes pragas de insetos.

Por isso, já sabe: quando se deparar com um anfíbio – seja na rua, em um sítio ou no meio do mato -, deixe-o em paz. Afinal, eles ajudam a equilibrar nosso ambiente urbano e rural e contribuem para a nossa qualidade de vida.

Anúncios

7 Comments »

  1. Meu Deus, é um bichinho muito feio. Mas perfeita!!!
    Incrível a gente pensar que existe. E ao mesmo tempo que mta gente nunca vai vê-la, como tantas outras espécies.
    É bom ter pessoas como vc que tem a preocupação de trazer ao público e aos seus alunos essas informações.

    Curtir

Meu Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: