É um peixe ou é um anfíbio?

Note bem que criatura interessante. Tem um jeitão de peixe , e, é classificado como tal, mas pode sair da água e não morrer.

Esse peixe é do gênero Periophthalmus e tem adaptações que o permite sair da água, como: armazenar água durante várias horas em sua brânquias – o que lhes permite ficar fora da água sem morrer “afogado” no ar e ter nadadeiras fortes – quase como patas.

Como sabemos a vida, provavelmente,  começou na água e depois conquistou a terra firme. Esse peixe saltador pode ser considerado, praticamente ,  um elo perdido, uma prova viva da teoria da evolução.

Eles passam a maior parte do seu tempo fora de água, expostos ao ar, saltando pela lama e até trepando algumas árvores nos mangais, onde vivem. Podemos imaginar que o ancestral do primeiro anfíbio, talvez, tenha se comportado do mesmo jeito.

 

 

Anúncios

Escrito por Andrea Barreto

Sou professora de Ciências e de Biologia em Escolas da Rede Municipal e Particular do Rio de Janeiro ( Brasil). Elemento de equipe da Educopédia / Rioeduca ( Secretaria Municipal de Educação - RJ)

Deixe uma resposta