Skip to content
Anúncios

Oceanos e absorção de Dióxido de Carbono


Os oceanos são muito importantes para a vida no nosso planeta. É lá que boa parte do nosso oxigênio livre (O2) é produzido pelos plânctons. Mas pesquisas recentes têm conferido aos oceanos uma nova capacidade: De todo o dióxido de carbono (CO2) emitido na atmosfera, um quarto é absorvido pelas plantas terrestres, outro quarto pelos oceanos.

Fitoplâncton

Três grandes projetos europeus – ECOBA, CARUSO e ASGAMAGE estão investigando estes processos complexos utilizando técnicas experimentais e modelos informáticos especiais. Uma parte deste dióxido de carbono é dissolvido na água e outra boa parte é usada pelos plânctons para fazer a fotossíntese.

É uma tentativa que o próprio oceano faz para manter o equilíbrio de dióxido de carbono entre a água e a atmosfera. Outro processo, chamado de “bomba biológica”, transfere dióxido de carbono- CO2- a partir da superfície do oceano para as suas profundezas. Águas quentes de superfície pode conter muito menos dióxido de carbono- CO2 – do que pode águas frias do fundo.

Você deve lembrar que este gás é um dos gases do efeito estufa. Acontece que nem tudo é tão tranquilo, porque essa absorção não se dá na velocidade que o dióxido de carbono está sendo emitido na atmosfera.

Fique atento: o efeito estufa em si mantém a temperatura do planeta possível para a vida. Mas quando o aquecimento se dá de maneira global e a temperatura do planeta chega a extremos temos um problema  sério ( Aquecimento Global). Talvez os oceanos nos ajude a entender e a lembrar que temos que preserva-lo também para evitar um desastre.

Anúncios

Meu Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: