Ovíparos, Ovovivíparos e Vivíparos

Eita… nomes complicados, né? Tenho amigos – que não são Biólogos – que falam que Biologia é a arte de explicar coisas fáceis com nomes difíceis. Este é o caso!

Muito fácil entender os três termos. vamos lá ?

Ovíparos são animais que colocam ovos. Como a galinha, por exemplo. O desenvolvimento do embrião acontece dentro do ovo e depende do material nutritivo que tem dentro dele. Para a fêmea não há nenhum custo em manter o embrião, mas a vida deste embrião está a mercê do ambiente. Podem acontecer muitas coisas com o ovo que está no solo ou na água ( pode ser comido por outro animal ou secar no calor do Sol, por exemplo).

Tartaruga Marinha

Ovovivíparos são animais que retém os ovos dentro do corpo. Algumas cobras, tubarão e escorpião fazem isso. Para o embrião, a grande vantagem é de estar protegido dentro do corpo da mãe. Mas ele depende das reservas nutritivas do ovo para crescer.  Há um certo custo energético para a Fêmea, pois ela tem que carregar o ovo. No entanto, ela não é responsável por nutrir este embrião.

Escorpião

Vivíparos são animais que o embrião cresce dentro do corpo da fêmea.  O embrião depende diretamente da mãe para a sua nutrição, que ocorre por meio de trocas fisiológicas entre mãe e feto. Não existe casca isolando o ovo. Aqui há um enorme custo para a fêmea, mas o embrião está totalmente a salvo das condições ambientais e tem maiores garantias de desenvolvimento. Os mamíferos são vivíparos.

Tigre Branco

#FICAaDICA

O Ornitorrinco é um mamífero que põe ovos, portanto é ovíparo!

Embrião é o organismo em via de desenvolvimento, desde o ovo fecundado até a realização de uma forma capaz de vida autônoma e ativa.

Ornitorrinco

Fácil, fácil … Né ?

 

Anúncios

158 comentários

  1. Muitíssimo obrigada pelo texto, amanhã terei uma avaliação de ciências e precisava revisar esse assunto.
    É um dos únicos sites em que dá para se entender o que se fala, sem ficar se perdendo em palavras difíceis e textos que enrolam para dizer sobre o assunto, hehe

    De qualquer modo, ótimo trabalho. Continue assim 🙂

  2. O desenvolvimento do embrião do ornitorrinco inicia-se dentro do corpo da mãe, ainda dentro do ovo. Ele não seria um ovovivíparo?

    1. Esses animais colocam ovos no ambiente e desses nascem os filhotes. No caso dos ovovivíparos, os filhotes nascem da fêmeas mas seu desenvolvimento se dá em ovos que estão dentro do corpo da mãe.

      Então, os onitorrincos são ovíparos.
      Beijos

Deixe uma resposta