Skip to content
Anúncios

A Tabela Periódica


Toda vez que apresento essa aula, os alunos me olham com cara de pavor. Como se eles estivessem entrando em um mundo perigoso e com várias ” pegadinhas”. Mas não é nada disso.

Se você é um deles, respire fundo. Esqueça tudo que lhe falaram sobre a Tabela Periódica. Não é um bicho de sete cabeças. Primeiro, você não terá que decorar a Tabela. Foi-se o tempo que isso era uma Norma, agora não é ! A Tabela Periódica foi feita para a consulta. É como se fosse um Dicionário de Elementos Químicos. Você já decorou o Dicionário Aurélio ? Claro que não. Então, não precisa fazer o mesmo com a Tabela Periódica.

Agora, o que você precisa aprender é consultar a Tabela. E é isso que vou falar neste Post. Como consultar a Tabela Periódica ?

A Tabela Periódica foi construída para organizar os elementos químicos. Elemento Químico é o conjunto de átomos com o mesmo número atômico ( Z), ou seja: o mesmo número de prótons. O Nome ” Tabela Periódica” se dá pela periodicidade, repetição, de alguns dados dos elementos químicos.

Com a Tabela Periódica na sua mão podemos ver o número atômico (Z) do elemento químico, em geral, está em cima do Símbolo do Elemento. Olhe a sua tabela o Hélio ( He) tem o número atômico igual a 2. Também podemos ver  na Tabela qual o número de massa deste elemento ( em geral abaixo do Símbolo). Verificamos também qual é a usa Classificação ( Metais, Não Metais ou Ametais e Gases Nobres). O Hélio é um Gás Nobre.

O mais bacana é que a Tabela Periódica é organizada em Famílias ( as colunas da Tabela) e em Períodos (as linhas). Com as Famílias, poderemos saber quantos elétrons há na última camada dos elementos que ali estão. Na família 1a, temos 1 elétron na última camada da eletrosfera ( Camada de Valência). Na Família 2a , 2 elétrons. E vai assim. Até a Família 0 ( dos gases nobres) que tem em sua maioria 8 elétrons na Camada de Valência ( exceto o Hélio, com 2 elétrons).

Nos Períodos, veremos quantas camadas tem cada grupo de elementos. No Período 1 ( a primeira linha ) temos elementos com 1 camada ( somente a K). No período 2, duas camadas (K e L). E assim vai.

Fácil, né ? E ai é um bicho de 7 cabeças ?

Consulte uma Tabela Periódica Interativa aqui. É só Clicar : Tabela Periódica

Para saber mais Clique Aqui: Tabela Periódica

Anúncios

4 Comments »

  1. Olá!!.. Gostaria de entender o por que de o número e elétrons na Camada de Valência dos Elementos de transição não coincidem com a sua localização na família da TP, assim como acontece com os Elementos representativos.
    Exemplo:
    Tl -> 6s2 4f14 5d10 6p1 -> nº e- CV = 3 -> localização na TP = 3A = OK!!!
    Re -> 6s2 4f14 5d5 -> nº e- CV = 2 -> localização na TP = 7B = ?????????

    Curtir

Meu Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: