Misturas X Compostos

Há uma diferença fundamental entre Mistura e Composto, em química.

Como tem muita gente fazendo a mesma pergunta, vamos esclarecer ? É muito simples ! Mais fácil que mastigar água !

Mistura é a reunião de substâncias ou elementos químicos. Nas misturas cada componente mantém as suas características. Por exemplo, se misturarmos água e sal. A água continua com as suas características – é líquida ( neste caso), tem o mesmo ponto de ebulição e fusão, etc. – e o mesmo ocorre com o sal. Veja que não se forma ai uma terceira substância e podemos separar a água do sal em alguns processos. Estes são fenômenos físicos.

Nos Compostos já é completamente diferente. É quando juntamos substâncias ou elementos químicos e formamos outra substância. Nestes casos essa terceira substância , que se formou na reação das outras duas, tem característcas próprias. Por exemplo, se eu “juntar”dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio, obtenho a água ( H2O). O Hidrogênio e o Oxigênio são gasosos e a água é líquida. Tenho aqui uma terceira substância diferente das outras duas. Os compostos podem ser seprados, mas com bastante dificuldade. Este fenômeno é químico.

Mais exemplos de Misturas : água com açúcar, óleo e vinagre, farinha com fermento…

Mais exemplos de Compostos: O cloro que reage com o sódio e forma o sal cloreto de sódio; o ferro que reage com o oxigênio formando o óxido de ferro ( a ferrugem),…

Anúncios

15 comentários

  1. Tenho que fazer uma experiencia em sala… mostrando uma mistura.. e fazendo a separação dela.. EM SALA… e falar sobre os componentes… classificação.. etc.
    mas nao tenho nenhuma ideia.. se puderes me ajudar ficarei grata!

  2. Tattyani, leve para a escola os seguintes materias: um copo grande de vidro- tem que ser transparente – e argila ( barro). Cuidado para o copo não quebrar !
    Na escola, coloque água no copo e misture com bastante argila. A água tem que ficar barrenta. Espere que o Barro irá se depositar no fundo. Essa separação se chama sedimentação. E a mistura que você obteve é heterogênea, pois podemos ver as duas fases dela- o barro e a água! Ajudou?

  3. tenho que fazer um trabalho de feira de ciencias e eu gostaria de falar sobre metodos de separação de misturas homogeneas e heterogeneas…
    o que que eu poderia fezer? e como? e se tiver como você me dizer, o por que que aconteceu o “tal” acontecido…

  4. Só queria falar que o exemplo de mistura sendo a água com o sal mantém uma afirmativa erradíssima. A água não mantém a mesma temperatura nem de fusão, nem de ebulição. Com a adição de um soluto não volátil(NaCl nesse caso), a temperatura de fusão é diminuida(crioscopia), e a de fusão é aumentada(ebulioscopia). É isso. De nada

    1. Esse é um post para ensino fundamental , Pedro. Temos que dar o conceito conforme a faixa etária, por aproximação.

Deixe uma resposta