Skip to content
Anúncios

Qual é o seu Grupo de Flora Intestinal ?


Pode parecer uma pergunta estranha, né ? Mas ela será feita pelo seu médico em alguns anos. Para responder, primeiro temos que entender.

Nosso intestino, ou melhor, nosso corpo todo é colonizado por bactérias, que trocam favores com a gente. Em uma simbiose , muito bacana, a gente dá a elas casa e comida ( quem sabe rouba lavada?) e as bactérias nos fornecem proteção, vitaminas e boa digestão. Entre outras coisas.

No intestino , essas bactérias são chamadas de flora intestinal. A novidade é que foi descoberto 3 tipos diferentes de flora intestinal em humanos. Dependendo do tipo de flora intestinal, você pode pertencer a um tipo. Quase como se fosse um tipo sanguíneo ( A, B , AB ou O). Os cientistas descobriram que , dependendo da pessoa, nossa flora intestinal pode ser dividida em: “predominância de Bacteroides” ou “predominância de Prevotella” ou “predominância em Ruminococcus” .

O mais interessante é que essa predominância parece não depender do local onde se vive, do sexo, da idade ou da cor de pele. O que se acha é que o bebê é colonizado por todos esses grupos e que, com o passar do tempo, um grupo “ganha” a predominância. E é isso que tem que ser melhor estudado. Entre outras coisas, é claro!

O impressionante também é que temos mais bactérias ( seres unicelulares ) no nosso corpo que  células nossas. São cerca de 10 trilhões de células, que cada pessoa carrega consigo, contra mais de 300 trilhões de bactérias de todos os tipos. O que não é ruim! Sem as bactérias , a gente nunca sobreviveria. Mas as bactérias, com seu alto poder de adaptação, certamente sobreviveria sem a gente. Que coisa, né ?

E o médico? No futuro, seu médico vai poder receitar antibióticos ou até mesmo de orientar em uma dieta dependendo do tipo de grupo da sua flora intestinal. E isso será muito mais eficaz do que hoje em dia. Que coisa bacana!

Para saber mais , clique na imagem ou no link: http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/905599-estudos-relacionam-obesidade-a-flora-intestinal-ruim.shtml

Anúncios

2 Comments »

Meu Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: