Anúncios

Bullying ( Professor)


Sei que estou repetindo o que está sendo vinculado na mídia. Não quero fazer apologia a esse tipo de violência, mas acredito que esse tipo de assunto deve ser incansavelmente discutido.

crianca2

 

Sou Professora, e, longe de ser especialista, observo com muita preocupação o Bullying. Alguns colegas ( odeio usar esse termo, mas é esse mesmo que usarei) negam a sua existência ou falam que simplesmente já existia o Bullying, mas que não tinha esse nome pomposo. Isso é como ser uma criança pequena que ao brincar de pique esconde , tapa os olhos – se não vejo, não existe. Mas Bullying é uma coisa séria.

Lendo várias definições acho que a palavra que mais descreve o Bullying é repetição. Uma agressão ( verbal ou física) que se repete várias vezes, que intimida e que é dirigida ao mesmo menino; é Bullying. E nós ( Escola / Professores) temos que ficar de olho. Um aluno que sofre Bullying pode ter problemas para o resto da vida. E o aluno que o executa, já tem problemas.

É um pedido de socorro de ambos os lados ( do que sofre e do que executa) e se a gente fecha os olhos , estaremos sendo co autores do Bullying. É claro que isso não pode virar uma histeria coletiva, de modo que tudo pode ser classificado como Bullying. Mas fiquemos  alertas.

Talvez, o que mais me incomode é a situação daquele aluno calado, introspectivo, amuado… em sala de aula. Geralmente, esse menino é classificado como bom aluno ( sem problemas). O que está certo: ele não nos causa problemas em sala de aula no sentido de ser falante, bagunceiro e desrespeitoso. No entanto, o muito quieto pode trazer dentro de si problemas de relacionamento e pode ser uma potencial vítima de Bullying ou até um ” feitor” de Bullying. Temos prestar atenção nestes casos.

Então, olho vivo, Professor! Isso também está em nossas mãos, já lotadas de tarefas.

Anúncios
Sobre Andrea Barreto (1086 artigos)
Sou professora de Ciências e de Biologia em Escolas da Rede Municipal e Particular do Rio de Janeiro ( Brasil). Elemento de equipe da Educopédia / Rioeduca ( Secretaria Municipal de Educação - RJ)

Meu Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: