Skip to content
Anúncios

Como surgiu a Primeira Célula Eucarionte ?


Há cerca de 3,5 bilhões de anos atrás, a primeira célula eucarionte apareceu. Mas como isso aconteceu ?

Atualmente, a hipótese mais aceita para explicar como surgiram as células eucarióticas é conhecida como teoria endossimbionte (deendo = interna + simbiose = relação ecológica em que ambos os parceiros ganham). Essa hipótese foi proposta pelo biólogo russo Konstantin Merezhkovsky (1855-1921), essa teoria foi “redescoberta” em 1967 por uma professora da Universidade de Massachusetts (EUA) chamada Lynn Margulis.

A teoria endossimbionte fala que as células procariontes primitivas faziam sucessivas simbioses e que ( por razões desconhecidas ) algumas acabaram não sendo digeridas por seus predadores e permaneceram em seu interior usufruindo da abundância de compostos semidigeridos presentes no citoplasma dessas células. Com o passar do tempo os procariontes que foram fagocitados acabaram por oferecer vantagens para a célula hospedeira.

Assim, formou-se várias organelas na célula como a mitocôndria e o cloroplasto, por exemplo.


Alguns cientistas acreditam que parte dos genes das mitocôndrias e cloroplastos tenham sido transferidos para o núcleo celular, de onde controlam o funcionamento dessas organelas. Assim, a enorme complexidade do genoma dos eucariotos, em comparação com o dos procariotos, tem sido explicada por eventos sucessivos de fusão do material genético entre endossimbiontes diferentes, aliado a uma pressão evolutiva que tem “moldado” nosso genoma.

Anúncios

25 Comments »

  1. o primeiro comentario que te enviei mandei email errado ok.esse é o correto

    oi gostaria de saber como uma célula eucarionte surgiu a partir de uma célula procarionte ancestral. Faça um desenho ilustrando este processo!!!

    Curtir

  2. Andrea, a carioteca também foi desenvolvida desse forma? Ou foi pelo processo de invaginação?
    E outra questão. São dois modelos que tentam explicar a origem dos eucariotos; o modelo autogénico e o endossimbiótico. O autogénico leva muito em questão a invaginação, enquanto o endossimbiótico não. Eu queria saber se invaginação e endossimbiótico são excludentes entre si, ou se e o modelo endossimbiótico é passível de aceitar a invaginação?

    Curtir

    • Sterfesson,
      só pra deixar claro: não respondo para questionários de escolas/ universidades.
      Mas vou te dar um auxílio. A carioteca é uma membrana muito parecida, estruturalmente, com a membrana plasmática e isso indica que pode ter ocorrido uma invaginação. Porém, a formação das mitocôndrias/ cloroplastos, muito provavelmente, pode ter sido pela simbiose ( endosimbiose) de organismos procariontes. Como você pode ver as duas teorias não são excludentes.
      Beijos

      Curtir

    • Leia isso que está no post, Ana: as células procariontes primitivas faziam sucessivas simbioses … Se o texto fala em células procariontes primitivas, quer dizer que essas eram as primeiras.
      Beijos

      Curtir

Meu Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: