Muito tem se falado dos tipos de vírus da Dengue. Então, é hora de entender o que é isso!

O vírus da Dengue é da família flavivírus e tem uma fita única de ácido ribonucléico (RNA), revestida por um envelope de proteína.

Pode ser de 4 tipos denominados Den-1, Den-2, Den-3 e Den-4. Todos podem causar tanto a forma clássica da doença quanto a dengue hemorrágico. Todos os 4 tipos fazem o mesmo ciclo: o mosquito A. aegypti pica uma pessoa infectada , o vírus entra no corpo do mosquito e se multiplica. Mas o mosquito não adoece ( para a sorte dele e para o nosso azar) , o vírus vai parar nas Glândulas Salivares do mosquito e quando ele pica outra pessoa, o vírus passa para ela.

O perigo é que a gente só fica imunizado ( resistente a doença) contra um tipo de vírus. Então, se a pessoa entrou em contato com o tipo 1 , ela só é imune a ele. Os outros tipos podem causar a doença! Como a população Carioca não entrou em contato ainda com o tipo 4, podemos ter outra epidemia.

Então, siga as Dicas:

Anúncios

Escrito por Andrea Barreto

Sou professora de Ciências e de Biologia em Escolas da Rede Municipal e Particular do Rio de Janeiro ( Brasil). Elemento de equipe da Educopédia / Rioeduca ( Secretaria Municipal de Educação - RJ)

1 comentário

  1. João Victor 18/03/2013 às 09:25

    Muito bom!!!

    Responder

Deixe uma resposta