Adoro o Garfield , por isso sempre que posso recorro a ele para ensinar algo. Vamos aprender o que é peso ? E qual é a diferença entre Peso e Massa ?

Veja a tirinha abaixo do Garfield e pense:

Nova dieta : Perca peso indo para … Lua!

O nosso Garfield saca muito de física. Na Lua, onde a gravidade é menor, o peso de nosso gatinho seria bem menor. Embora, ele não perdesse massa nenhuma. Peso e massa são conceitos bem diferentes. A Massa é a quantidade de matéria que um corpo possui e não se altera se o corpo mudar de lugar no Universo. Mas o Peso depende da ação da gravidade. Ele se altera se o corpo mudar de lugar no Universo.

Por isso, o Garfield está com a razão: se ele for para um planeta cuja gravidade é menor, seu peso fica menor. Embora, a sua massa – que é o que o Jonh quer que ele perca- não se altere. Na Lua a gravidade é seis vezes menor do que na Terra. Então, na Lua , o peso do nosso gato ficaria seis vezes menor!

O Peso é uma Força.

A atração da gravidade exerce uma força em todos os corpos. E o peso é uma força !

O peso de um corpo é igual à ação da gravidade da Terra sobre a sua massa. Ou seja se a Força de um corpo é calculada por : F=m.a ( onde F é a força, m é a massa do corpo e a é a, aceleração). O peso é calculado por :

P= m.g

Substituimos Força (F) pelo Peso (P). A massa (m) do corpo continua a mesma , pois é uma propriedade da matéria e não se modifica. A aceleração (a) é substituida pela aceleração da gravidade (g).

Como o Peso é uma força, ele possui:

  • uma direção: vertical, em relaçào a superfície terrestre.
  • um sentido: sempre de cima para baixo, pois é a massa da Terra , que é maior, que atrai todos os corpos para o seu centro.
  • uma intensidade: que é o módulo da força medido por quilograma-força (kgf) ou newton (N).

Lembrando que …

Para medir a massa de um corpo sempre usamos uma balança de prato. Pois a massa será sempre a mesma independente de onde se encontra o corpo.

Anúncios

Escrito por Andrea Barreto

Sou professora de Ciências e de Biologia em Escolas da Rede Municipal e Particular do Rio de Janeiro ( Brasil). Elemento de equipe da Educopédia / Rioeduca ( Secretaria Municipal de Educação - RJ)

9 comentários

  1. tb adoro o Garfield, adorei!
    Bjs

    Responder

  2. Esse post é destaque no meu blog.

    Responder

  3. Essa tirinha do Garfield caiu como uma luva….Amei! Me ajudou muiiiiito!!!Obrigada,bjão!!!!

    Responder

  4. Nuus isso era tdo ki eu precisava ameii ♥

    Responder

  5. Adorei a tirinha e a explicação!
    Isso tudo caiu na minha prova de fisica!
    obrigada.

    Responder

  6. Muito boa a explicação. Só salientando que a lua não é um planeta. Temos que tomar cuidado ao usarmos algumas expressões para não corrermos o risco de passar informação errada para nossos alunos.

    Responder

  7. amei o seu blog

    Responder

  8. pow valeu consegui fazer meu trabalho de fisica 😀

    Responder

  9. Muito bom. me ajudou muito essa informação sobre gravidade e peso!

    Responder

Deixe uma resposta