Skip to content
Anúncios

Garfield saca tudo de Física!


Adoro o Garfield , por isso sempre que posso recorro a ele para ensinar algo. Vamos aprender o que é peso ? E qual é a diferença entre Peso e Massa ?

Veja a tirinha abaixo do Garfield e pense:

Nova dieta : Perca peso indo para … Lua!

O nosso Garfield saca muito de física. Na Lua, onde a gravidade é menor, o peso de nosso gatinho seria bem menor. Embora, ele não perdesse massa nenhuma. Peso e massa são conceitos bem diferentes. A Massa é a quantidade de matéria que um corpo possui e não se altera se o corpo mudar de lugar no Universo. Mas o Peso depende da ação da gravidade. Ele se altera se o corpo mudar de lugar no Universo.

Por isso, o Garfield está com a razão: se ele for para um planeta cuja gravidade é menor, seu peso fica menor. Embora, a sua massa – que é o que o Jonh quer que ele perca- não se altere. Na Lua a gravidade é seis vezes menor do que na Terra. Então, na Lua , o peso do nosso gato ficaria seis vezes menor!

O Peso é uma Força.

A atração da gravidade exerce uma força em todos os corpos. E o peso é uma força !

O peso de um corpo é igual à ação da gravidade da Terra sobre a sua massa. Ou seja se a Força de um corpo é calculada por : F=m.a ( onde F é a força, m é a massa do corpo e a é a, aceleração). O peso é calculado por :

P= m.g

Substituimos Força (F) pelo Peso (P). A massa (m) do corpo continua a mesma , pois é uma propriedade da matéria e não se modifica. A aceleração (a) é substituida pela aceleração da gravidade (g).

Como o Peso é uma força, ele possui:

  • uma direção: vertical, em relaçào a superfície terrestre.
  • um sentido: sempre de cima para baixo, pois é a massa da Terra , que é maior, que atrai todos os corpos para o seu centro.
  • uma intensidade: que é o módulo da força medido por quilograma-força (kgf) ou newton (N).

Lembrando que …

Para medir a massa de um corpo sempre usamos uma balança de prato. Pois a massa será sempre a mesma independente de onde se encontra o corpo.

Anúncios

9 Comments »

  1. Muito boa a explicação. Só salientando que a lua não é um planeta. Temos que tomar cuidado ao usarmos algumas expressões para não corrermos o risco de passar informação errada para nossos alunos.

    Curtir

Meu Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: