Skip to content
Anúncios

Pasteur


Você já deve ter reparado que alguns produtos que consumimos são Pasteurizados? Mas o que é isso ?

Primeiro, vou te apresentar a um homem : Louis Pasteur. Ele nasceu em 1822 na França e morreu em 1895, era químico e muito persistente.

Uma vez foi procurado por produtores de Vinho, porque esse produto estava rapidamente se transformando em vinagre. Um desastre para os franceses que adoram vinho. Pasteur, depois de muita pesquisa, descobriu que havia algo que estragava o vinho. Com o tempo se descobriu que microorganismos fermentavam o vinho ( ou o leite, cerveja,…) e transformava em algo diferente ( no caso do vinho em vinagre). O vinagre seria o resultado da oxidação do vinho, sob a ação de um fermento, o “Mycoderma aceti”

Então, Pasteur  aqueceu as bebidas entre 58 e 75 graus celsius (ºC) e depois as resfriou rapidamente. Assim, qualquer microorganismo morria e deu-se o início a Pasteurização.

Louis Pasteur também  descobriu duas importantes vacinas preventivas: contra o cólera das galinhas, pela inoculação de micróbios de virulência atenuada, e contra a raiva. Esta última, doença do sistema nervoso, apresenta, quando transmitida ao homem, um período de incubação, durante o qual se pode aplicar a vacina. Foi sua maior contribuição para a evolução da medicina preventiva.

Este homem tem uma imensa importância na Ciência pois era obstinado, ia atrás das soluções dos problemas até achá-las . Muita gente que é considerada gênio tem isso como característica.

Agora, toda vez que consumir produtos Pasteurizados, lembre-se de Louis Pasteur.

Anúncios

2 Comments »

Meu Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: