As plantas se alimentam?1microscope11-med.jpg

“Mas é claro que sim!”- certamente você pensou nisso ! E você pensou certo. Mas como uma planta se alimenta? Você já viu, na hora do almoço, uma mangueira pedir licença e “traçar” um bife com fritas ? Se viu, me conta!!!

Claro que não viu ! Então, como os vegetais fazem para se alimentar ? Você sabe ? Então, vamos entender melhor esse processo.

Se, por acaso, já passou pela sua cabeça a palavra Fotossíntese. Você está no caminho certo!!! As plantas são diferentes dos animais, porque elas produzem o seu próprio alimento por meio de um processo chamado de Fotossíntese. Por essa razão, as plantas são denominadas de Autotróficas ( capazes de fabricar o seu alimento) e os animais são os Heterotróficos ( se alimentam de outros seres vivos).

A palavra Fotossíntese quer dizer : foto = luz e síntese = fabricar, fazer,… Assim, as plantas obtêm o seu alimento com o auxílio da luz do Sol. As plantas , algas e algumas bactérias absorvem a energia da luz do Sol. Esses organismos têm um pigmento que dá a cor verde a eles. Esse pigmento é chamado de Clorofila.

Com o auxílio da energia do Sol e com a absorção de água, sais minerais e gás carbônico ou dióxido de carbono ( CO2); os organismos clorofilados produzem um tipo de açúcar (glicose) que é o seu alimento. O outro produto, o oxigênio, é liberado para o ar.

fotossintese.jpg

Graças a esse processo as plantas tornaram o nosso planeta habitável. Quer dizer: com a atmosfera cheia de Oxigênio (O2) livre para nós respirarmos. Além de absorver o perigoso Dióxido de Carbono, que hoje em dia está aquecendo o nosso planeta. O Homem está produzindo muito CO2, quando queima os combustíveis fósseis. O Dióxido de Carbono produz uma camada ( tipo um cobertor) que não deixa o calor sair. Produzindo o efeito estufa e aquecendo a Terra. Por isso, devemos plantar árvores e não deixarmos desmatar mais coisas.

O Planeta agradece !!!

Anúncios

Escrito por Andrea Barreto

Sou professora de Ciências e de Biologia em Escolas da Rede Municipal e Particular do Rio de Janeiro ( Brasil). Elemento de equipe da Educopédia / Rioeduca ( Secretaria Municipal de Educação - RJ)

35 comentários

  1. matheus CDQ 17/03/2011 às 07:31

    andrea eu faltei aula passada e isso me ajudou muito a entender a materia vou me esforçar muito para tirar uma nota boa na prova beijos matheus alves 7º ano

    Responder

  2. Andrea, seu blog é muito legal e uma fonte de pesquisa e consulta para os professores, excelente idéia. Bjs

    Responder

  3. meu sou italiana e estava vendo esse site e gostei muito pq mim ajudou na facudade

    Responder

  4. quem entra nesse site ñ vai se arrepende é muito legal,poxa eu amei eu ensinei mutas coisa de ciencias a minha filha e ela apredeu muito com essa esplicaçao que eu dei

    Responder

  5. hedyo marcel 28/02/2013 às 21:18

    muito bom esse blog tenho certeza que vou tirar um dez na prova parcial

    Responder

  6. hedyo marcel 01/03/2013 às 18:35

    hrty

    Responder

  7. e muito bom esse site mas tem que colocar outras coisas

    Responder

    1. Gabriel, tem muitas outras coisas no Dicas. 😉
      Beijos

      Responder

  8. Jose chassala 04/07/2013 às 01:52

    Lindo e breve resumo.
    A pergunta que me surge agora é : para além da GLICOSSE A ÁGUA E SAIS MINEIRAIS nao podem ser consideradas principal alimento das plantas?

    Responder

    1. A glicose é o alimento da planta. A planta usa os sais minerais e a água para sintetizar a glicose ( usando a luz do Sol). Este é o processo da fotossíntese.

      Responder

  9. eduarda oliveira 19/06/2015 às 11:25

    eu adorei tirei 10 no conteudo de ciencias obg Andrea

    Responder

    1. Que bom!!! Parabéns!

      Responder

      1. spetaculare isssssso é d+

        Responder

Deixe uma resposta