Skip to content

A Água e os Seres Vivos

O nosso corpo é formado por 70% de água, isso quer dizer que : se a gente dividisse o nosso corpo em 10 partes iguais, 7 seriam formadas de água. Sem a água não existiria a vida, como conhecemos, em nosso planeta.

A vida na Terra surgiu na água e todos os seres vivos precisam dela para sobreviver. Em nosso planeta, a água que está disponível para os seres vivos é muito pouca. Mais de 97% da água de nosso planeta é salgada, e, o restante ( menos que 3%) é doce. Destes 3%, uma pequena parte pode ser usada para o consumo dos seres vivos.

É como se toda a água do mundo fosse colocada em uma garrafa PET de 2 litros. Imagine, toda a água da Terra – doce e salgada- em uma garrafa de Coca- Cola de 2 litros. A parte que serve para a gente consumir seria uma seringa pequena. Já imaginou?

Por isso, que dizemos que a água já é o bem natural mais valioso que possuímos – mais valioso que o Petróleo, pois sem este dá para viver. Se a gente não cuidar da nossa água, morreremos de sede. Já existem países com crises sérias de abastecimento de água potável ( própria para o consumo).

No Brasil, encontramos a maior bacia hidrográfica do mundo – a bacia amazônica- por essa razão somos previlegiados. Mas temos que cuidar deste bem. Se continuarmos a desmatar a floresta, os rios nesta região irão secar. O regime de chuvas no sudeste vai mudar, viveremos secas enormes aqui no Rio, São Paulo e Minas. Será uma catástrofe para o Brasil e pra o resto do mundo!

Cuide bem da água. Não deixe a torneira ligada à toa. Não use a mangueira como vassoura para limpar a calçada. Lave o carro com um balde. Use a água com inteligência, pois todos ganharão!!!

Anúncios

26 Comments »

  1. eu amei esse texto, pois ele ajuda as pessoas a pensar 2 ou mais vezes antes de gastar água a toa, parabéns a todos[a] que ajudaram nessa maravilha de texto

    • Eu adorei o texto,ele é super ótimo ,me ajudou bastante para o trabalho de ciências
      😺🙀😊 feliz natal⛄️🎄 e próspero ano novo🎆🎇🎉

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: