Habitat e Nicho Ecológico

Para o pessoal do 6o  ano do Colégio don Quixote…


Você já viu que existe uma relação bem estreita entre os fatores abióticos de um meio ambiente e os fatores bióticos. Chamamos isso de Ecossistema.

Ecossistema (grego oykos, casa + σύστημα) designa o conjunto formado por todos os fatores bióticos e abióticos que atuam simultaneamente sobre determinada região. Considerando como fatores bióticos as diversas populações de animais, plantas e bactérias e os abióticos os fatores externos como a água, o solo , o ar e o calor.

Agora, vamos entender o que é Habitat e Nicho Ecológico?

O Habitat é o lugar onde encontramos um ser vivo. Por exemplo: habitat da planta vitória régia são os lagos e as matas alagadas da Amazônia, enquanto o habitat do panda são as florestas de bambu das regiões montanhosas na China e no Vietnã.

E Nicho Ecológico é o modo de vida deste ser vivo. O que ele come, quando dorme ( de dia ou de noite), como se reproduz. Assim, o Nicho do Panda inclui o que come ( bambu), como vive ( sozinho), a sua gestação ( 135 dias),…

Para simplificar:

  • Habitat é o endereço do ser vivo. Por exemplo, no caso do Camelo o seu Habitat é o deserto.
  • Nicho ecológico é a profissão do ser vivo. No caso do Camelo é ser herbívoro ( se alimentar de plantas), tomar pouca água e ser diurno ( dorme a noite e faz suas atividades de dia).

Para  saber mais leia : Ecossistema ( é só clicar)

Anúncios

42 comentários

  1. eu nao entendi quase nada pq eu estou procurando a palavra NICHO mais eu nao estou encontrando alguém me ajuda???

  2. Adorei!
    Agora posso ficar tranquila,e que vou tirar nota máxima na minha prova de RECUPERAÇÃO.
    Bjus!!!

Deixe uma resposta