Células Haplóides e Diplóides

Povo do 8o ano do Colégio don Quixote! Essa é para vocês !


Para entendermos que tipo de células são essas, primeiro temos que aprender o que são cromossomos.

Os cromossomos são encontrados no interior das células eucariontes. E um cromossomo é constituído por uma longa fita dupla de DNA. O DNA (ácido desoxirribonucleico ) é um composto orgânico cujas moléculas contêm as instruções genéticas que coordenam o desenvolvimento e funcionamento de todos os seres vivos e alguns vírus.

Na maioria das células de nosso corpo ( células somáticas), encontramos 23 pares de cromossomos. Ou seja, são 46 cromossomos. Os pares significam que um dos pares é materno e outro par é paterno. Essas células são chamadas de Diplóides pois cada uma tem pares de cromossomos. Representamosassim as células Diplóides : 2n.

Mas nas células reprodutoras humanas ( espermatozóide e óvulo), encontramos a metade do número de cromossomos. Temos 23 cromossomos. Um só de cada par. Essa célula , com a metade de cromossomos, se denomina haplóide. E representamos assim: n

 

 

 

 

 

 

Cromossomos Ser Humano
Cromossomos Ser Humano

 

Mas por que isso acontece ? Pense bem, se um espermatozóide tivesse os 46 cromossomos e um óvulo tivesse mais 46, ao se juntar teríamos 92 cromossomos em cada célula deste novo ser. E se ao crescer, ele tivesse 92 cromossomos em sua célula reprodutora que se juntaria a 92 de outra célula… quantos cromossomos teria o novo ser ?

Cada espécie tem um número de cromossomos específico. Por exemplo, o milho tem 20 cromossomos. A ervilha 14. A Drosophila ( Mosca das frutas) tem 8. Algumas samambaias têm 1.200 cromossomos.

E em todas as espécies ocorre essa diferença entre células Haplóides e Diplóides.


94 comentários

  1. Ótima explicação estou no segundo ano e estamos aprendendo sobre esse assunto mais,aprofundado.esse texto me ajudou bastante a lembrar do q eu tinha esquecido!!!

  2. Ficou bem claro agora para mim o que antes me rendia dúvidas. Obrigadaela explicação.

  3. Ótimooooooooooo, não tinha encontrado em nenhum outro lugar uma explicação que pudesse me fazer entender tão bem o porquê do haplóide e do diplóide !

    1. Renan, as células diplóides são todas as células de nosso corpo, exceto as reprodutivas que são as haplóides. O cariótipo é o conjunto de cromossomos das células diplóides. É como se fosse uma biblioteca de informações de nossas células.
      Beijos

  4. Muito obrigado, sou da escola estadual Jader Moreira de Carvalho. agora sim consegui entender!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.