Skip to content

Informática Educativa é Mágica ?

Este post foi escrito por mim em 2008, em outro blog, mas como o acho atual vou copiar para cá:

Vou escrever aqui sobre um assunto que já havia escrito em outro momento: A educação e o uso da informática.

Ontem ( 28/05/2008), no Jornal Nacional – Rede Globo- saiu uma pesquisa que nos diz muito sobre o mito que existe de como o uso do computador vai ajudar a melhoria da educação. Pela pesquisa feita na USP, os alunos que fazem o dever de casa com a ajuda do Computador tiveram desempenho pior dos que não usavam. Bom, você pode pensar : Como foi feita tal pesquisa ? O desempenho foi medido em cima de quais critérios ? Isso também me perguntei e mais coisas.

Também, foi falado na reportagem sobre a importância de capacitar o Professor no uso da informática. E que os computadores chegam as escolas sem o mínimo de capacitação do profissional. Mas o que mais me chamou a atenção foi um consultor do MEC dizer que ” cabe à escola fazer a mágica ” de transformar o uso da tecnologia em qualidade !

Bom então… vamos as minhas opiniões !

Primeiro , sou uma das Professoras que defendo sim o uso do computador como aliado da educação. Acho e vejo, com inúmeros exemplos, que podemos transformar o computador e a internet em nossas ” cartas na manga” para conquistar o nosso aluno e faze-lo aprender ! Mas não basta por laptops nas mãos da garotada ou simplesmente montar laboratórios de informática nas escolas. São ilhas de fantasia, se isso não estiver associado com uma capacitação do Professor. Capacitação de fato, pois já participei de algumas… que fracamente… Ler textos no computador ou desenhar figuras no PAINT, não é o que eu chamaria de Capacitaçao ( com C maiúsculo). Capacitar é dar segurança a esse Profissional em usar o computador para benefício da educação de seus alunos.

Os burocratas de plantão, em seus gabinetes cheirosos e que nem sabem mais o que é Escola, não descobriram que Educar é para pessoas. Se faz com pessoas, para pessoas e sobre as pessoas. Nem os cursos a distância se furtam da parte presencial !!! Um ótimo Professor – eu disse ÓTIMO- nunca será substituído por máquinas. Ensinar é coisa de pele!

Agora, venhamos e convenhamos: qual é a mágica que o senhor consultor espera ? Somos tudo hoje em dia. O Professor é enfermeiro, psicólogo, assistente social, estrategista, babá e … mágico! Essa agora ! Não existe mágica em educação, Senhor Consultor do MEC ! Existe sim seriedade, trabalho, capacidade e amor ao que se faz.

Depois desta … me tragam a minha varinha de condão !!!

Anúncios

1 Comment »

  1. É óbvio que a informática é aliada da educação!
    Aposto que na pesquisa utilizaram adolescentes que “usaram” a Internet para copiar e colar um trabalho dizendo que fizeram, e assim comprovaram que “quem usa a Internet tem desempenho escolar menor”.
    Mas vá, é claro que o resultado depende do tipo de uso que é feito. Crianças que saem da escola sem nunca terem tido contato com computador não tem chance no mercado profissional. Assim como crianças cujo único contato se deu na precariedade de aulas de informática ministrada por professores que infelizmente não estavam capacitados o suficiente. Quem está incluído no mercado de trabalho atualmente são, infelizmente, aquelas crianças cujo contato com computador sempre foi diário em casa, e não necessariamente na escola. Nossas escolas precisam ficar atentas a isso. De nada adianta o aluno aprender conteúdo necessário para passar num vestibular se não tem o mínimo de base para usar um computador e entrar no mercado profissional.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: