Já escrevi sobre esse tema . Mas vou explorar mais um pouco neste post.
Sou Professora de uma escola particular no Rio de Janeiro que tem propostas ótimas. Fui aluna deste colégio e sou fruto destas propostas. Esse colégio se chama Don Quixote e pelo nome já dá para adivinhar que tipo de pessoa é formada ali: Os sonhadores, os inconformados e os que lutam contra “os moinhos de vento!”
Uma destas propostas é verticalizar. É assim:
Propomos um tema para o projeto e dividimos todos os segmentos em grupos. Cada grupo tem ao menos 2 alunos de cada ano. Então no turno da manhã, temos grupos com alunos de 6o, 7o, 8o , 9o anos e de Ensino Médio. Cada grupo tem alunos de todas as turmas.
O tema deste ano no Projeto foi Palavra de Honra. “Qual Palavra eu vou empenhar para fazer um Brasil melhor?” Isso que foi discutido e apresentando por cada grupo em forma de Jornal da TV.
A grande vantagem de uma Verticalização é trabalhar com o diferente. Os alunos de 6o e 7o anos têm que ter voz e vez como os de Ensino Médio. Os alunos de Ensino Médio aprendem que os menores têm muito o que ensinar. E essa mistura dá muito certo. No fim temos um grupo unido, trabalhando, fazendo, ousando… E é uma das estratégias para evitar o bullyng.
Veja bem: se o aluno se vê trabalhando com o menino de outra turma. Ouvindo, valorizando e respeitando este menino; ele não tem como fazer o bullyng. Como maltratar seu colega de grupo ?
Neste ano de 2010, nós tivemos excelentes resultados na verticalização. Os alunos do Colégio don Quixote empenharam a sua palavra para que esse país “mostre a sua cara”! E aprenderam a “com viver”. Aprenderam a esperar a sua vez, a respeitar o diferente, a respeitar o tempo do outro, a assumir suas limitações e a ser responsável por suas ações.
Verticalizar no fundo é ensinar ao aluno que cada um tem seu valor e que ninguém é totalmente desprovido de habilidades.
Já fizemos isso no Centro Educacional de Niterói e é uma atividade que dá muito certo.
Oi, Lolonel!
Esse tipo de trabalho acontece no Colégio don Quixote pelo menos uma vez ao ano. E a verticalização ocorre por 1 ou 2 semanas. Isto acontece à 20 anos.
É realmente um projeto de que me orgulho muito.
Beijos
Olá Andrea,
Gostei muito dessa proposta! Gostaria de receber mais detalhes, projetos que usaram, resultados, é possível?
Um abraço e Felicidades!
Olá! A Proposta não é minha. Só trabalho com ela pois já havia esse projeto quando eu era aluna do Colégio. Me formei em 1986, então podem ver como é antiga! A proposta é da Amélia Lacombe, minha diretora!
Os Projetos são variados: alimentos, meio ambiente, consumismo, o que é normal, palavra de honra… E os resultados são vários: desde alunos que não falavam/ expressavam e começam a interagir… até o índice de bulliyng da escola ser quase 0!
A ideia principal é essa: misturar alunos de vários anos em um grupo para montarem e debaterem um assunto de modo que todos tenham voz e vez! E viva as diferenças!
É isso que quer ? Beijos
[…] This post was mentioned on Twitter by Andrea Barreto, Andrea Barreto. Andrea Barreto said: Leia sobre a Verticalização no Dicas de Ciências e comente: http://dicasdeciencias.com/2010/12/19/verticalizacao/ […]
adorei andrea, e eu que sou aluna posso dizer que verticalização era algo que eu nunca tinha visto ou vivenciado, e agora que vivencio acho o máximo, todos aprendemos muito e acabamos nos divertindo bastante também (: obrigada por nos ajudar nesse projeto tão bom, e nos proporcionar viver momentos tão maravilhosos como esses.
Higury,
minha linda!!! Obrigada pelo seu depoimento aqui. Vocês, alunos, é que fazem a Verticalização de fato. A gente só auxilia um pouco! Beijos !
Eu estudo no Don Quixote há 12 anos e já fiz muuuuuuuuuuuitas verticalizaçãoes. É um projeto que funciona muito bem. Além de se aprender a lidar com pessoas diferentes, você pode fazer amigos!
Legal, Luísa!
12 anos de verticalização não lhe deixam mentir! Funciona. E com funciona! Nos tornamos uma família!
Beijos e Obrigada pelo Comentário!