Skip to content
Anúncios

Monteiro Lobato proibido !


Hoje, só hoje, descobri a notícia…

As aventuras da turma do Sítio do Picapau Amarelo poderão ser banidas das salas de aula. O Conselho Nacional de Educação (CNE) quer proibir nas escolas públicas do País o livro ‘Caçadas de Pedrinho’, um clássico da literatura infantil escrito por Monteiro Lobato. Os 12 conselheiros do órgão acataram por unanimidade denúncia da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial, que considerou a obra racista. Conforme parecer do Conselho, o racismo estaria na abordagem da personagem Tia Nastácia e referências a animais, como urubu e macaco

O Dia On Line

É assim que se começam as Censuras. Acreditei piamente que a gente ( o povo brasileiro) já tinha superado isso. E pensar que logo Lobato que me acompanhou na infância, logo ele, Narizinho, Pedrinho, Emília,… me ensinaram que o livro é uma ótima companhia. Isso é um insulto de toda a ordem.

Alegam que frases como : “Tia Nastácia (…) trepou, que nem uma macaca de carvão, pelo mastro de São Pedro acima (…) parecia nunca ter feito outra coisa na vida”(Trecho do capítulo ‘O assalto das onças’ ); são racistas. Vejam bem: a frase tirada do contesto é racista, mas na história é engraçada , é divertida…

Ora, meus amigos, isso vem de gente que nem sabe o que é um livro, nem sabe o que é infância, nunca leram Lobato debaixo das árvores , nunca se imaginaram com Tia Nastácia na cozinha comendo seus quitutes.

Vão plantar batatas!!! Isso é pura ditadura!!!

Convoco para assinarem contra a isso:  http://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/7383

Tem que ter CPF para assinar!

Anúncios

1 Comentário »

Meu Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: