Respiração : um processo fisiológico pelo qual os organismos vivos inalam oxigênio do meio circulante e soltam dióxido de carbono.
Sistema Respiratório –
É composto por esses órgãos :fossas nasais, a boca, a faringe, a laringe, a traquéia, os brônquios, os bronquíolos e os alvéolos ( os três últimos localizados nos pulmões).
- Fossas Nasais- funções -umedecer e aquecer o ar.
- um revestimento dotado de células produtoras de muco e células ciliadas. ( que chegam até o início dos bronquílos) => servem para “ filtrar o ar” das impurezas.
- são vascularizadas – possuem capilares , onde o sangue circula e aquece o ar.
- tem muitas células nervosas ( sensoriais)= > responsáveis pelo olfato.
- Faringe- tubo comum aos aparelhos digestório e respiratório.
- O ar inspirado pelas narinas ou pela boca passa necessariamente pela faringe, antes de atingir a laringe.
- Laringe – tubo sustentado por anéis de cartilagem
- Onde encontramos as cordas vocais.
- A entrada da laringe chama-se glote. Acima dela existe uma espécie de “lingüeta” de cartilagem denominada epiglote, que funciona como válvula.
- Traquéia – tubo que se bifurca nos brônquios e depois nos bronquíolos.
Diafragma:
Músculo que faz com que o ar entre ( inspiração) e saia ( expiração) dos pulmões.
- A inspiração, que promove a entrada de ar nos pulmões, dá-se pela contração da musculatura do diafragma e dos músculos intercostais.
- O diafragma abaixa e as costelas elevam-se, promovendo o aumento da caixa torácica, com conseqüente redução da pressão interna (em relação à externa), forçando o ar a entrar nos pulmões.
- A expiração, que promove a saída de ar dos pulmões, dá-se pelo relaxamento da musculatura do diafragma e dos músculos intercostais.
- O diafragma eleva-se e as costelas abaixam, o que diminui o volume da caixa torácica, com conseqüente aumento da pressão interna, forçando o ar a sair dos pulmões.
Trocas Gasosas-
No final dos bronquíolos, encontramos “saquinhos” microscópicos chamados de alvéolos.
De dentro dos alvéolos, o oxigênio passa para dentro do sangue e do sangue o gás carbônico passa para dentro dos alvéolos- Hematose.
O transporte de gás oxigênio está a cargo da hemoglobina, proteína presente nas hemácias.
- Sangue Venoso = rico em gás carbônico
- Sangue Arterial = rico em oxigênio.
Respiração Celular:
Do nosso aparelho digestório, conseguimos a glicose e do respiratório, o oxigênio. Ao entrar na célula, estes dois produtos reagem e se obtém energia ( ATP) , água ( H2O) e gás carbônico (CO2).
O gás carbônico é eliminado na expiração, a água é em boa parte reutilizada e a energia é utilizada para diferentes funções da célula.
Considero uma felicidade que um blog tão dinâmico como esse preste relevante serviço a educação de nossa juventude.
PARABÉNS.
Sousa 2010
Obrigada, Sousa.
Minha pretensão primeira era fazer algo para meus alunos. Mas foi crescendo e estou cada vez mais envolvida com outros alunos. Este Blog se tornou uma sala de aula fora das 4 paredes das escolas onde trabalho. 🙂
Isso pra mim é um enorme motivo de orgulho.
Beijos