Um Post antigo daqui deste Blog ( Guerra aos Sacos Plásticos) já convocava, em 2007, a todos entrarem em uma guerra contra as sacolas plásticas.

Mas agora, aqui no Rio de Janeiro, isso virou lei. “A lei que determina que supermercados e estabelecimentos comerciais de médio e grande portes do Rio de Janeiro substituam sacos plásticos” ( Estadão de São Paulo). Os estabelecimentos comerciais têm de dois a três anos para se adaptarem a esse sistema.

O consumidor que optar por não usar sacolas plásticas terá um desconto a cada 5 itens de 0,03 centavos de real. Pouco ? Também acho! Mas pense no grande ganho ambiental. Pense nas enchentes , nas tartarugas mortas, nos animais que sufocam … tudo pelo uso indiscriminado do saco plástico.

Além disso, essas sacolas plásticas duram anos para se decompor. Meus bisnetos conhecerão cada  uma que estamos usando hoje. Pense nisso…

Então esse Blog apoia essa campanha. Vamos levar nossas bolas retornáveis para o mercado, shopping, feiras, lojas e etc. Sejamos conscientes e digamos não ao saco de plástico.

Anúncios

Escrito por Andrea Barreto

Sou professora de Ciências e de Biologia em Escolas da Rede Municipal e Particular do Rio de Janeiro ( Brasil). Elemento de equipe da Educopédia / Rioeduca ( Secretaria Municipal de Educação - RJ)

Deixe uma resposta