Skip to content

Genoma Artificial – O que é isso ?

No dia 20 de maio de 2010 li uma notícia que ao mesmo tempo me espantou, me animou e me causou certo medo: ” Cientistas criaram a Primeira Célula Artificial!”

Isso ocorreu no laboratório do cientista J. Craig Vente e a ideia é bem revolucionária, apesar de não ser nova, para a área. Por que revolucionária ? O próprio Craig Vente explica:

É uma ferramenta muito poderosa para tentar projetar o que desejamos que a biologia faça. Temos uma ampla gama de aplicações em mente

E o que é isso ? Quais são as aplicações para essa técnica ? Vamos lá?

Primeiro vamos entender o que é o Genoma ?

Genoma é a parte da célula onde encontramos o material genético. Ali estão todas as instruções para montar a célula.

E ai o que fizeram?

Os cientistas pegaram o genoma de uma bactéria que existe ( Mycoplasma mycoides) e fizeram uma cópia deste genoma. Mas incluiram à essa cópia  sequências de DNA  que foram montadas artificialmente.

Para tanto, usaram um computador para montar esse DNA . O comentário do próprio Craig foi esse : “Essa é a primeira célula autorreplicante do planeta a ter um computador como um pai”.

Assim a bactéria começou a se comportar segundo as instruções deste novo DNA .Está lá no laboratório se multiplicando e fazendo o que o genoma dela diz para fazer.

O que isso pode nos trazer de bom?

Podemos “engenheirar” qualquer genoma para que faça o que quisermos:

Uma bactéria que absorva CO2 da atmosfera.

Ou uma célula que quando colocada em uma pessoa passe a fabricar insulina ( para os diabéticos seria tudo de bom).

Mas o que pode acarretar de danoso ?

A mesma engenharia que faz o bem pode fazer o mal.

O medo maior é de fabricar um bactéria altamente virulenta e que mate uma enorme população. A guerra biológica, ao meu ver, é a mais suja que podemos fabricar. Mata-se sem ver sangue. É só jogar uma cepa destas bactérias em um reservatório de água de uma cidade e… babau.

Essa nova tecnologia pode ser um grande avanço ou um grande desastre. Somos nós que temos que observar e garantir o bom uso das coisas.

Para saber mais clique aqui: Scientific American

Anúncios

3 Comments »

  1. Os avanços da Biologia conseguem gerar sentimentos, ao mesmo tempo, de esperança para alguns e de temor para outros. Os interesses dos grupos que dominarem essas novas técnicas é que irão determinar as suas aplicações.

  2. Estou me iniciando no mundo dos blogs. Como professor de Ciências, vejo nesta ferramenta um grande potencial para dinamizar as aulas e ampliar o contato com os alunos.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: