Anúncios

Reprodução Assexuada X Sexuada

Vamos diferenciar esses dois tipos de reprodução, mas antes vamos conceituar o que é reprodução.

Reprodução é…

Podemos definir reprodução de várias maneiras , mas uma das definições que mais gosto é essa: “Processo pelo qual os seres vivos perpetuam suas espécies através do tempo e do espaço, produzindo outros seres semelhantes a si mesmo.”

A reprodução é importante  pois mantém a espécie e faz com que um pool de genes passem de uma geração para outra. Isso quer dizer que, as características de uma espécie passam – pelos genes- de uma geração para outra ( de pais para filhos).

Reprodução Assexuada:

É o tipo de reprodução que não envolve gametas masculinos e femininos. Esse processo leva à formação de descendentes geneticamente iguais entre si e aos seus ancestrais, formando o que podemos chamar clone.

Veja o exemplo da reprodução binária de uma bactéria:

Na reprodução assexuada, não há recombinação genética nem a variabilidade da espécie.Todos os indivíduos ” nascem” iguais. Sem essa recombinação genética, a população vai ficar exatamente igual e não vai acarretar na evolução das espécies.

Mas é um modo rápido de se reproduzir, já que não há a necessidade de encontrar um parceiro para isso.

Há dois tipos de Reprodução Assexuada:

Binária –

Onde, a célula que constitui o corpo do indivíduo se divide por mitose em outras duas idênticas. ( Veja exemplo acima)

Divisão Multipla-

Consiste na segmentação do corpo do indivíduo, originando diversos segmentos com capacidade de formar novos indivíduos completos. ( Veja o exemplo ao lado).

Reprodução Sexuada:

O que caracteriza a reprodução  sexuada é a ocorrência de células especializadas ( gametas) que ao se unirem formam um novo ser.  Esta reprodução permite uma variabilidade das espécies, pois há recombinação genética.

Com a recombinação genética , os seres irão aparecer com pequenas modificações o que tornará mais fácil a seleção natural.

Neste tipo de reprodução, o novo ser vai receber uma parte dos genes da mãe e a outra parte dos genes do pai. O gameta masculino tem a metade dos cromossomos da célula somática ( do corpo). E o mesmo acontece com o gameta feminino. Na fecundação, esses cromossomos farão pares e dará as características do corpo do novo ser.

Veja no caso dos Seres Humanos , abaixo:











Veja o quadro comparativo abaixo:

van

Para saber mais:

Células Haplóides e Diplóides

Darwin e Lamarck

Mendel

Anúncios

195 Comments

  1. eu não tenho vontade nem uma em ter relação sexual; mas as vezes eu faço para satisfazer o meu paceiro. eu posso ser asesuada?

    1. então, pelo simples fato dela (Amanda) ter gametas classifica ela como sexuada?

    2. só poderia ser assexuada se você tiver reproduzido um ser sem a presença do material genético do homem. ou se você fosse uma bactéria.

    1. Não, Amanda! Se você tira um pedacinho de uma planta, como um caule por exemplo e “planta” em outro lugar, é uma reprodução assexuada de um organismo inteiro.
      Beijos

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: