Adaptações – Bicos e Alimentos

Os seres vivos “se adaptam ao meio ambiente” onde vivem ( ou melhor : O ambiente seleciona as características dos seres vivos que são mais aptas a ele). Alguns seres vivos possuem uma grossa camada de gordura por debaixo da pele, e, isso permite que eles vivam em lugares frios. Outros possuem orelhas enorme, que permitem a troca maior de calor com o ambiente. Assim, o Feneco ( uma raposa de orelhas enormes- veja foto ao lado) vive bem no deserto do Saara.

Vamos perceber melhor essa história de adaptação com as Aves . Então, leia e aprenda !

As adaptações são pequenas diferenças que quando são “interessantes” ao meio são selecionadas. Vejamos os vários bicos das aves para aprendermos melhor sobre isso :

Arara

A arara tem um bico forte , adaptado para comer sementes e frutos, que é o que ela mais encontra em seu meio ambiente. As aves , neste caso, com o bico mais forte se alimentam melhor e podem transmitir essa característica as outras gerações. Isso é o que Darwin chamou de seleção natural.

Veja : Darwin e Lamark

 

O beija -flor tem um bico bem fino, que ele usa para sugar o néctar das flores. Ele tem que alcançar o seu alimento bem de dentro das flores, por isso o seu bico é longo e fino.

Esse último pássaro se chama Colheiro.Ele tem esse nome por causa de seu bico em forma de uma colher, o que lhe permite recolher ( como se fosse uma colher pegando o macarrão da sopa) pequenos animais e pequenas plantas aquáticas.

Agora, imagine uma arara, com o seu bico grande, tentando sugar o néctar de uma flor! Ou um beija-flor querendo quebrar uma noz dura, com o seu bico delicado !Dava para ser ?

Anúncios

15 comentários

  1. MUITO INTERESSANTE SSEU SITE MAS CONTINU COLOCANDO MAIS COISAS SOBRE AVES PQ O TRABALHO E MUITO INTERSSANTE…… OBRIGADO…….

  2. Olá professora!
    No início do site a profe. coloca uma linda imagem da estatua de Darwin!
    Agora quando comecei a ler seu texto notei uma fraseum tanto quanto curiosa…
    Todo ser vivo se adapta… temos que cuidar com algumas menções, segundo os estudos mais relevantes a respeito da evolução dos seres, segundo o próprio Darwin… Nenhum ser vivo SE adapta nem tem essa capacidade… Ele sim nasce com uma caracteristica favorável às condições do ambiente como o citado logo em seguida… sobre os ursos.
    Então vale a dica pois como pé um site voltado à ciência temos que cuidar com alguins textos que colocamos ou copiamos e colamos…!
    As adaptações dos seres vivos são mudanças nas suas características físicas e no seu comportamento. (Jean-Baptiste Pierre Antoine de Monet)
    Fica a observação…

    Abraços…
    Prof. Julio

  3. adorei nao era o que eu tava procurando para o meu trabalho mais ta otimo ja me ajudou muito obrigada professora e adorei o site

  4. aves consumidoras primarias em uma cadeia alimentar? por que?

    pesquise quais são os principais animais consumidos pelo gavião .em seguida ,ainda buscando informações complementares ,monte uma cateia alimentar que inclua esse animal

Deixe uma resposta