Skip to content
Anúncios

Adaptações – Bicos e Alimentos


Os seres vivos “se adaptam ao meio ambiente” onde vivem ( ou melhor : O ambiente seleciona as características dos seres vivos que são mais aptas a ele). Alguns seres vivos possuem uma grossa camada de gordura por debaixo da pele, e, isso permite que eles vivam em lugares frios. Outros possuem orelhas enorme, que permitem a troca maior de calor com o ambiente. Assim, o Feneco ( uma raposa de orelhas enormes- veja foto ao lado) vive bem no deserto do Saara.

Vamos perceber melhor essa história de adaptação com as Aves . Então, leia e aprenda !

As adaptações são pequenas diferenças que quando são “interessantes” ao meio são selecionadas. Vejamos os vários bicos das aves para aprendermos melhor sobre isso :

Arara

A arara tem um bico forte , adaptado para comer sementes e frutos, que é o que ela mais encontra em seu meio ambiente. As aves , neste caso, com o bico mais forte se alimentam melhor e podem transmitir essa característica as outras gerações. Isso é o que Darwin chamou de seleção natural.

Veja : Darwin e Lamark

 

O beija -flor tem um bico bem fino, que ele usa para sugar o néctar das flores. Ele tem que alcançar o seu alimento bem de dentro das flores, por isso o seu bico é longo e fino.

Esse último pássaro se chama Colheiro.Ele tem esse nome por causa de seu bico em forma de uma colher, o que lhe permite recolher ( como se fosse uma colher pegando o macarrão da sopa) pequenos animais e pequenas plantas aquáticas.

Agora, imagine uma arara, com o seu bico grande, tentando sugar o néctar de uma flor! Ou um beija-flor querendo quebrar uma noz dura, com o seu bico delicado !Dava para ser ?

Anúncios

13 Comments »

  1. MUITO INTERESSANTE SSEU SITE MAS CONTINU COLOCANDO MAIS COISAS SOBRE AVES PQ O TRABALHO E MUITO INTERSSANTE…… OBRIGADO…….

    Curtir

  2. Olá professora!
    No início do site a profe. coloca uma linda imagem da estatua de Darwin!
    Agora quando comecei a ler seu texto notei uma fraseum tanto quanto curiosa…
    Todo ser vivo se adapta… temos que cuidar com algumas menções, segundo os estudos mais relevantes a respeito da evolução dos seres, segundo o próprio Darwin… Nenhum ser vivo SE adapta nem tem essa capacidade… Ele sim nasce com uma caracteristica favorável às condições do ambiente como o citado logo em seguida… sobre os ursos.
    Então vale a dica pois como pé um site voltado à ciência temos que cuidar com alguins textos que colocamos ou copiamos e colamos…!
    As adaptações dos seres vivos são mudanças nas suas características físicas e no seu comportamento. (Jean-Baptiste Pierre Antoine de Monet)
    Fica a observação…

    Abraços…
    Prof. Julio

    Curtir

  3. adorei nao era o que eu tava procurando para o meu trabalho mais ta otimo ja me ajudou muito obrigada professora e adorei o site

    Curtir

Meu Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: