Skip to content
Anúncios

Aprender é um Barato !!!


Para seu cérebro aprender é quase como tomar uma droga : É um barato!!!

Lembro-me da primeira vez que tentei andar de patins. Sou grande e desajeitada. Para uma adolescente que tinha perto de 1 metro e 75 centímetros… ser desajeitada e sem equilíbrio… é pouco para descrever! Bom… dito isso… Ganhei os tão sonhados patins quando era adolescente. Minhas amigas todas já tinham e fomos nós andar. Quando coloquei nos pés os patins e fiquei de pé… Já senti que não ia ser fácil! Mas tentei: Caia, levantava, tentava , caia novamente e me punha em pé de novo… Minhas amigas me ajudavam, davam dicas e eu ia em frente. Quando aprendi… me senti vitoriosa.

Ao mesmo tempo, na escola, uma Professora de Educação Física – acho que por isso tenho trauma desta disciplina- me colocou para andar naquelas traves de ginástica. Eu era alta para a minha idade e sem jeito.. No primeiro passo me estatelei no chão e todos ( incluindo a Professora) caíram na gargalhada! Conclusão: Nunca mais quero ver aquilo novamente.

Meu cérebro aprendeu. Aprendeu com um sistema de tentativa e erro. Nosso cérebro aprende por um sistema sofisticado de repetição. Repetimos muitas vezes o que queremos aprender. Se caímos nos patins e levantamos novamente, nosso cérebro vai tentar outro movimento diferente daquele que nos fez cair. Se acertamos, ele mesmo tem um sistema de recompensa. Aí é que entra o barato!

Mas se erramos, temos duas saídas: Se o cérebro entender que aquilo não vale a pena,- se por exemplo, o Professor fez pouco da sua dificuldade ou se o tombo lhe trouxe machucados muito sérios ( talvez até na sua auto estima) – você vai desistir. Foi o meu caso na trave de ginástica.

Porém, se seu cérebro recebe o estímulo que deve para continuar, você aprende com os seus erros e tende a não repeti-los novamente.Você fará certo e seu cérebro vai te recompensar.

Então, pense nisso ! Toda vez que precisar aprender algo ( desde um passe novo no futebol ou um passo novo na dança até aquela solução para um problema dificílimo de matemática), o seu cérebro será recompensado. E você terá aquela sensação incrível de vitória.

Para saber mais : O Cérebro Nosso de Cada Dia !


Anúncios

1 Comentário »

Meu Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: