Anúncios

Reprovado(a) ! E agora ?


Final de ano letivo.. muitas coisas maravilhosas e muitas coisas ruins. Para a maioria: férias, viagens e planos para o ano que vem. Mas para outros, um terrível baixo astral.

” Fui reprovado(a)! E agora ?”


Neste ano, tive que me deparar com isso. Com os casos de reprovação inevitáveis. Fico muito chateada, pois pra mim reprovar aluno é como reprovar uma parte do meu trabalho.

Mas ninguém é reprovado de repente. Vai sendo reprovado: é uma nota ali ruim, um trabalho que deixou de entregar, outro que foi entregue sem capricho, uma aula inteira sem atenção, um dever de casa feito de qualquer jeito, mais uma prova, mais uma aula inteira sem atenção, muito papo, pouco trabalho… Reprovação. E isso acontece com o tempo. Nós, Professores, avisamos que as coisas não andam bem. E quando nada é feito, acaba assim. É como um doente, o médico avisa: ” Meu amigo se você não se alimentar direito, não tomar esses remédios.. você vai morrer!” O doente não faz nada disso e quando percebe… babau.. tá na UTI. Ai , o paciente começa a querer : se alimentar direito, tomar os remédios, fazer exercício físico.. mas agora, o cara tá todo entubado e não pode fazer ( por motivos óbvios) o que o médico prescreveu a uns meses atrás.

É o que acontece com alguns alunos, levam na brincadeira e quando abrem o olho estão na ” bica pra reprovação”! Mesmo com os Professores na cola… nada acontece ( o pior é ser taxado(a) de Professor(a) Mala por estar avisando). Então, quando já está no fim do ano, o aluno quer aprender tudo o que não conseguiu. Em Dezembro, quer estudar tudo, quer entregar todos os trabalhos e quer fazer tudo no maior capricho. Mas está na UTI e já foi. Tem aluno que se recupera e volta para o quarto do hospital ( quarto da recuperação). Mas tem gente que tem que continuar na UTI da reprovação. Tem que ter mais um ano pra aprender e fazer tudo que não aprendeu e fez no ano anterior.

Pena! Mas é isso !

O que fazer ? Férias, meus amigos. Descanse e curta esse tempo, mas não esqueça de nada que você sentiu ao receber essa noticia. Ano que vem: faça o que tem que ser feito: Estude, preste atenção nas aulas, peça para seu Professor tirar suas dúvidas, entregue trabalhos e deveres de casa , faça tudo com capricho e não de qualquer maneira. Você verá que os frutos serão bons e que este ano ( que foi reprovado) não foi em vão. Serviu para dar um passo atrás e retomar a caminhada com mais fôlego.

Esperança !

Anúncios
Sobre Andrea Barreto (1086 artigos)
Sou professora de Ciências e de Biologia em Escolas da Rede Municipal e Particular do Rio de Janeiro ( Brasil). Elemento de equipe da Educopédia / Rioeduca ( Secretaria Municipal de Educação - RJ)

1 comentário em Reprovado(a) ! E agora ?

  1. com certeza,
    sempre digo a meus filhos: reprovação não é o fim do mundo,
    Eles terao chance de estudar novamente no ano que vem
    e finalmente passar.

    Curtir

Meu Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: