O Cérebro do Adolescente


Aqui vai mais um tema que gosto muito: Neurociência

Todos nós já estamos carecas de saber que o corpo do adolescente sofre poderosas transformações nesta época. Os seios das meninas crescem, o quadril se alarga, vem a menarca ( primeira mentruação)… Pronto! Não são mais meninas! Com os meninos também há transformações: a voz fica grossa, o pênis cresce , ficam altos… Pronto … são homens ! ( Ou querem parecer assim).

Mas e o cérebro?

É ele que rege todas essa mudanças. O cérebro adolescente passa por um período de remodelagem, cujo final é o que todos nós queremos: A independência.

As transformações cerebrais começam no hipotálamo, que começa a controlar a produção de hormônios e ” acorda” o cérebro para a descoberta do sexo.

Depois veem as alterações do sistema de recompensa. Aquele sistema que o cérebro tem que recompensa com um sentimento bom tudo aquilo que ele acha que é legal ( como as brincadeiras de roda na infância ou uma bela torta de chocolate; o cérebro entende como coisa boa e lhe dá a recompensa de se sentir bem). Na adolescência esse sistema se modifica e nada que era bom, parece legal. As bonecas, jogos, carrinhos, brincadeiras … ficam aborrecidos. Resultado: é a tal da  ” aborrecência”! Tédio, perda de interesse , impaciência … são alguns de seus resultados.

O conjunto é muito bom, porque faz com que o adolescente crie asas e abandone os prazeres de criança. Largue da barra da mãe e queira se virar sozinho. A linguagem, memória e raciocínio abstrato são processos de rápida aprendizagem. E os meninos se interessam por filosofia, religião e política.

Mas o aprendizado social é mais lento. Precisa de tempo para o adolescente conseguir se colocar no lugar do outro, se antecipar as conseqüências de seus atos e tomar as decisões certas. Assim, o adolescente precisa de uma pessoa para lhe guiar! Que pessoa pode ser essa : os pais , responsáveis, família, professores…

Só não vale usar isso em benefício próprio, pois sabemos que alguns já sabem direitinho o que fazem. O que me resta é torcer para que cada um encontre seu caminho em seu tempo.

Para saber mais : http://www.suzanaherculanohouzel.com/


Anúncios

2 respostas »

  1. Adolescencia é uma história a parte na vida de todos nós. Tudo se torna diferente e depois seguem o curso normal.
    _________
    Gostaria de convidá-lo a ler dua publicações que edito.
    O JORNAL AFOGANDO O GANSO/ http://afogandooganso.blogspot.com/
    – São matérias jornalísticas, cotidiano, denúncias e cultura, apresentados com humos, as vezes boa dose de deboche e profissionalismo.
    AFOGANDO O GANSO ENTERTAINMENT/ http://jafogandooganso.wordpress.com/
    – Mostra o lado bastante cultural do Rio de Janeiro, com suas curiosidades, lazer e entretenimento.
    Grato,
    abraços.

    Curtir

Meu Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Anúncios
Andrea Barreto

Andrea Barreto

Sou professora de Ciências e de Biologia em Escolas da Rede Municipal e Particular do Rio de Janeiro ( Brasil). Elemento de equipe da Educopédia / Rioeduca ( Secretaria Municipal de Educação - RJ)

Links Pessoais

Visualizar Perfil Completo →

Follow Dicas de Ciências on WordPress.com
%d blogueiros gostam disto: