Anúncios
ciencias conceitos básicos curiosidades educação ensino fundamental pesquisa

Qual é a importância de se usar o Nome Científico ?

 

Você já parou para pensar a razão de alguém dar um nome científico para um Cachorro ? Por que chamar a espécie do Cão de Canis familiaris ? Já que o cachorro é um cachorro em todo o lugar, certo ?

Não ! Errado. O Canis familiaris é chamado de Cachorro em Português, em Inglês é Dog e em Francês é Chien . Então em cada lugar do mundo o nosso Canis familiaris ( que é o nome científico do Cão) tem um nome vulgar.

Vamos aprender um pouco mais sobre o uso dos Nomes Científicos ?

151209160223_abelhas2_640x360_alamy_nocredit
E se eu lhe falasse que uma Apis mellifera scutellata picou o meu Primo ? Não se assuste! Pois esse é um nome científico da abelha. Mas se eu me referisse a esse inseto a algum cientista que falasse muito pouco a nossa língua, ele entenderia.

Pois o nome científico é uma forma de se reconhecer uma espéciel universalmente. Em qualquer lugar do mundo Giraffa camelopardis é a Girafa. E não fica aquele bando de gente discutindo uma só espécie achando que são diferentes. Veja só : somente aqui no Brasil o nosso aipim do Carioca , é a macacheira do Nordestino ou a Mandioca do Paulista. Mas é a mesma espécie – Manihot utilissima.

Não é para decorar o nome científico de nenhum ser vivo. O especialista acaba guardando de tanto usar ! Mas você tem que saber as regras de como se escreve o nome científico. Vamos as regras ?

  1. É geralmente binominal ( composto de dois nomes – o primeiro indica o gênero e os dois juntos a espécie). Então o mosquito que transmite a dengue – Aedes aegypt – é do gênero Aedes e espécie Aedes aegypt ).
  2. Deve ser escrita em itálico ou destacado do corpo do texto ( sublinhado, por exemplo).
  3. A primeira palavra é escrita com a inicial maiúscula.
  4. Todas as outras letras do segundo nome são minúsculas.
  5. Caso haja dois nomes científicos para a mesma espécie, vale o mais antigo.

Viu, não é um bicho de sete cabeças ! E agora, você aceita o desafio ? Qual é o nome vulgar da espécie Canis lupus ? Coloque o que acha nos comentários . Quero ver se você é bom e curioso !

Anúncios

41 comentários

  1. Adorei este post. Os meus alunos do 8.º ano (acho que vocês chamam 8.ª série) estão construindo um herbário com plantas que chegaram à Europa nos séculos XV e XVI (algumas plantas terão de ser representadas em foto).
    Acho que vou usar esta informação para lhes explicar o porquê do nome científico das plantas escolhidas 🙂

  2. O nome vulgar da espécie Canis lupus é o : Lobo
    Eu vi isso num DVD que eu tenho na minha casa eu tenho do Lobo e do Leão!!!

  3. gostaria de saber o processo de espiação?
    e quais as três regras da escrita do nome cientifico ?

  4. adorei essa explicação pois tenho prova segunda feira de zoologia como a professora é um ouco complicada abri minha mente.

  5. Gostaria de saber como me referir ao gênero Pinus em um texto quando eu estiver apenas citando como se fosse um nome popular, por exemplo: O pinus é largamento usado ma indústria mdereira para fabricação de móveis….. Minha dúvida é a seguinte: o nome pinus se escreve normalmente em letra minuscula, em minusculo, porém com acento no “i” (pínus), ou com a “P” maiúsculo? Sei que quando falo de gênero devo escrever em itálico ou sublinhado, ou mesmo quando trato de espécie..Pinus taeda (onde P é maiusculo e taeda é em minusculo, a duvida é quando eu apenas cito pinus..

  6. Muito bom esse post. Reforçou o meu entendimento sobre como se escrever nomes científicos.
    Lineu – Taxonomia « Dicas de Ciências
    29/09/2009 às 17:30
    […] Qual é a importância de se usar nome científico ? […]
    A importância está em seguir um padrão e facilitar para que o mesmo nome seja entendido em qualquer parte do mundo.

  7. Canis Lupus é : Lobos !
    gostei Muito, alias amoo Biologia e cada vez mais vou me apaixonando mais pelas as novas descorbesta cienticicas ! ..

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: