Pedi para um amigo meu ( Professor de História) escrever um artigo sobre a Gripe Espanhola. Aqui , vamos ler sobre a gripe com uma visão mais histórica.  Veja, as semelhnças e as diferenças da  Nova Gripe ( H1N1)

Escrito pelo Professor Luiz Alberto

A GRIPE ESPANHOLA

Vocês sabiam que a humanidade já passou por várias pandemias? Para citar algumas das mais recentes, tivemos a Gripe de Hong Kong em 1968 (700 mil mortos), a Gripe Asiática em 1957 que matou 1 milhão de pessoas e a mais mortífera de todas: A Gripe Espanhola que, entre 1918 e 1919, matou mais de 20 milhões de pessoas pelo mundo (1% da população do planeta!).

Com o fim da Primeira Guerra Mundial em 1918, os exércitos começaram a ser desmobilizados e a voltar para seus países de origem; com isso, foram disseminando a doença.

Aqui no Rio de Janeiro, que era a capital do país, em menos de dois meses morreram 12 mil pessoas! Os cadáveres eram amontoados nas ruas e levados em carroças. Eram sepultados diretamente em valas coletivas já que não era possível, para as funerárias, produzir caixões suficientes para tamanho número de mortos! Foi decretado o toque de recolher na cidade para evitar as aglomerações; Igrejas, escolas e estabelecimentos comerciais foram obrigados a fechar.

Os sintomas eram semelhantes aos da gripe comum, mas depois o quadro ia se agravando com diarréia, febre alta e hemorragia, causando a morte em pouco tempo.

Atualmente, com os meios de transporte cada vez mais rápidos, as distâncias foram encurtadas e os contágios das doenças  tornam-se ainda mais fáceis. Prova disso é o que está ocorrendo no momento com a gripe H1n1, que já atinge muitos países do planeta.

FONTES:

KOLATA, Gina. Gripe: a história da pandemia de 1918. Rio de Janeiro: Record, 2002. 382p.
JORNAL EXTRA – 13/04/2003.

Anúncios

Escrito por Andrea Barreto

Sou professora de Ciências e de Biologia em Escolas da Rede Municipal e Particular do Rio de Janeiro ( Brasil). Elemento de equipe da Educopédia / Rioeduca ( Secretaria Municipal de Educação - RJ)

6 comentários

  1. achei super legal

    Responder

    1. Obrigada, Gisele!

      Vou falar para o Professor Luiz, que é o autor do artigo.

      Beijos

      Responder

  2. Olá, Andrea. O ComoTudoFunciona tem um pequeno texto explicativo sobre a gripe espanhola dentro do artigo ‘As dez piores epidemias’ – http://saude.hsw.uol.com.br/dez-piores-epidemias2.htm
    Espero que seja útil!
    Um abraço

    Responder

    1. Clarissa,

      obrigada vou ler com calma e criar um link aqui.

      Beijos

      Responder

  3. o negocio e serio zica

    Responder

  4. gostei da pesquisa agora sim eu vou entender melhor sobre as doenças

    Responder

Deixe uma resposta