Skip to content

H1N1 – “Gripe Suína”

Com mais uma semana de férias podemos descansar. Porém, cada vez que eu ligo a TV, as notícias da nova gripe ficam mais assustadoras.

De início, não se fez alarme. “É como uma gripe comum!” – diziam. Ouvi também alguém falar ( recebi um daqueles emails fantásticos também), que a Gripe Suína era uma forma de desviar a atenção do mundo para a crise mundial. Mas que forma de se desviar a atenção, não é mesmo ?

Agora, estamos vendo o que muitos pesquisadores ( incluindo Professores meus de Universidade) diziam que ia acontecer: ” Cuidado! Vai virar uma pandemia muito rapidamente”! E virou. Então, vamos conhecer esse vírus?

O H1N1 é é um descendente direto do vírus que causou a maior pandemia  da história da humanidade, a “mãe de todas as pandemias”, como dizem alguns: a gripe espanhola de 1918.

É um vírus primitivo. Para se ter ideia só tem uma simples hélice de RNA, diferente da gente que tem em cada célula uma Hélice dupla de DNA. Como dizia um antigo professor meu de universidade : “É um pacotinho de proteína , com má notícia dentro!”

Os vírus, cada vez que se replicam ( no caso do H1N1 replicam o seu RNA), fazem cópias com pequenos erros aleatórios em seu matérial genético ( no caso do nosso vírus, o RNA). Estes erros fazem pequenas mudanças nos vírus, que mutam. Essas mudanças são pequenas, fazendo com que o vírus só gradualmente se vá tornando diferente dos seus antecessores. Mas, mesmo assim, os especialistas vêem-se obrigados a repensar todos os anos a composição da vacina contra a gripe sazonal do ano seguinte. Porque a do ano anterior já não nos protege tão bem, uma vez que o vírus já não é bem o mesmo.

O H1N1 ainda tem outra especialidade , que ajuda a trazer mutações ainda maiores: o seu RNA nem sequer é uma simples molécula; é, pelo contrário, composto de oito fragmentos separados, cada um deles comanda a síntese  uma ou duas proteínas virais (11 no total). Basta um fragmento mutar, para o vírus mutar junto. Se dois mutam, o vírus muda mais rápido. E é ai que mora o perigo…

Esse vírus que causa a Gripe Suína ou a Nova Gripe é bem parecido com o da pandemia da gripe espanhola, que matou milhares de pessoas entre setembro de 1918 e abril de 1919. Foram 50 milhões de pessoas morreram em todo o mundo, o equivalente a quase 4% da população mundial de então. Só no Rio de Janeiro a gripe fez 15.000 vítimas fatais em apenas um mês. Estamos lidado com algo muito sério então.

As pandemias agem em ondas. Uma primera onda calma ( uma marolinha como diria nosso ilustre Presidente Lula), depois vem ondas repetidas que são maiores e dão o golpe final. O que temos que fazer é não entrar em pânico, mas tomar medidas preventivas:

1) Lavar bem as mãos. Com água e sabão, que matam os vírus.

2) Evitar lugares com muita gente.

3) Evitar lugares fechados. Aproveite que não está quente, pelo menos em alguns lugares do Brasil, desligue o ar condicionado, abra as janelas e deixe o ar entrar.

4) Não compartilhar copos, talheres, canudinhos, garrafas de água,… com os outros.

5) Espirre ou tussa usando lenços ( de papel de preferência) e depois decarte-os !

6) Na escola, esqueça o bebedouro ( que deve estar desligado). Leve sua água.

7) Se estiver gripado fique em casa. Tem como justificar a sua falta.

8) Grávidas : cuidado redobrado!!!

E por fim se tiver com febre alta ( + que 38 graus), dor de cabeça e garganta, tosse , falta de ar… Procure um médico rapidamente. Nunca entre em pânico. E se tiver que usar as máscaras, lembre-se de trocar de tempos em tempos. Não vale ficar com a mesma máscara um dia inteiro!

Diferenca-gripe-comum-e-sui

O que vai ajudar a combater a gripe é a vacina, que já está sendo pesquisada. O complicado é que, como o vírus muta,tem que se fazer uma vacina para o vírus naquilo que ele não muta ou muta pouco. Assim nosso organismo vai criar defesas e ” lembrar” o que tem que ser feito ao entrar em contato com o H1N1. Pessoas mais velhas, que tiveram contato com a gripe espanhola, têm em seu corpo essa ” lembrança do que fazer”! Nós, pessoas mais jovens, não as temos.

Por isso, cuide-se!

Anúncios

25 Comments »

  1. Muito bom, Andréa…Seria excelente se todos os meios de comunicação passasse tal informação tão meticulosamente,e com tanta simplicidade.

  2. Olá andrea.

    Duas notícias que podem interessar para seus leitores:

    A república Tcheca cancelou um grande lote que havia enconmendado ao laboratório Baxter por este não querer garantir a segurança da vacina e arcar com complicações resultantes da vacinação.

    Qual será a posição do nosso governo em relação a este problema, o Brasil irá seguir o modelo dos estados unidos, que concedeu imunidade legal para estes laboratórios???

    http://www.anovaordemmundial.com/2009/08/republica-tcheca-cancela-vacinas-da.html

    Veja também como a Sanofi, que vai fabricar a vacina para o Brasil, esteve envolvida na fabricação de remédio contaminado com HIV nos anos 80 e está sendo investigada por omitir efeitos adversos na franca.

    http://www.anovaordemmundial.com/2009/08/fornecedora-da-vacina-utilizada-no.html

  3. Parabéns Andréa, só gostaria de salientar uma coisa, a Gripe Espanhola ocorreu antes da existência de antibióticos, por isto o número impressionante de mortes.

    • Valeu, Thuka, pela lembrança !
      A gripe espanhola aconteceu também após a Guerra e pegou uma população debilitada. Junte-se a isso a falta de antibióticos ( que não se conhecia)… Já viu ?
      Beijos e obrigada

  4. É verdade, Thuka!
    O fim da Primeira guerra, em 1918, ajudou a disseminar a “espanhola”, pois os exércitos foram desmobilizados e muitos soldados contaminados acabaram levando a doença para seus países de origem.
    Hoje, com o progresso e a rapidez dos meios de transporte, uma epidemia pode transformar-se facilmente em pandemia…

  5. Muito bom, Andrea! Um texto descomplicado e esclarecedor! É preciso informar sem causar pânico. Gostei muito! =D

  6. Parabéns, Andreia!
    muito claro e rico em informações o seu texto!
    melhor do que muito médico com linguagem específica!

  7. muito bom andréia , e se eu me isolar em uma chacara bem longe ,seria prevençao total? .é que eu peguei um gripao agora fazem 5 dias , 4 dias com febre de 40 graus o medico me deu antibioticos e antiemflamatorios passei muito mal achei até que ia morrer tenho a imunidade baixa nao sei porque mas tenho, as gripes sempre me deixaram muito mal, dai o meu medo , e o querer me isolar do mundo, o que devo fazer?me de uma dica.

    • Alberto,
      não sou médica. Não posso lhe dar uma orientação no sentido médico. Por isso a primeira Dica que lhe dou é : Procure um Médico para ver esse problema de baixa imunidade.
      Depois, se alimente direito, faça exercícios físicos… Agora se isolar não é uma solução.
      Espero ter lhe ajudado.
      Beijos

    • Pois é, Emerson!
      Tenho que ler mais sobre o assunto. O certo é tomar cuidado com essas coisas naturais. Às vezes não fazem mal , nem bem. Mas às vezes, fazem mal. Não sei se é o caso do anis – estrelado.

      Por enquanto, fico com a dica para pesquisar.

      Valeu. Beijos

  8. Olá , quero dizer q esse seu texto ajudou e mto meu sobrinho na escola , o professor pediu uma redação sobre a gripe suina e ele pesquisou aqui no seu blog
    bjus

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: