ciencias curiosidades educação ensino fundamental para saber mais quimica

Solubilidade

Quando falamos em solubilidade, queremos dizer da capacidade  de uma substância de se dissolver em outra. Esta capacidade, no que diz respeito a dissolução de um sólido em um líquido é limitada, ou seja , existe um máximo de soluto que podemos dissolver em certa quantidade de um solvente. Isto é solubilidade.

Muitas vezes confundimos que a solubilidade tem relação somente com um sal e a água. Não é bem isso, a relação é entre um solvente ( muitas vezes é a água , mas pode ser uma outra substância) e um soluto . Uma propriedade muito importante da água – no estado líquido-é de dissolver substâncias . A interação entre as moléculas do solvente (água) e as do soluto é que são responsáveis pelo processo de solubilização: quando uma substância iônica é dissolvida em água, os cátions são atraídos pelo lado “negativo” da molécula de água e os ânions pelos lados “positivos”. Este processo é chamado de hidratação. ( Veja melhor aqui)

Definindo : Solução/ Soluto/  Solvente

Solução é qualquer mistura homogênea.

A água que bebemos, os refrigerantes, os combustíveis (álcool hidratado, gasolina), diversos produtos de limpeza (como sabonetes líquidos) são exemplos de soluções.

Tipos de soluções: solução líquida (ex.: refrigerantes), solução sólida (ex.: bronze = cobre + estanho) e solução gasosa (ex.: ar atmosférico).

Componentes de uma solução

Os componentes de uma solução são chamados soluto e solvente:

– Soluto é a substância dissolvida no solvente. Em geral, está em menor quantidade na solução.
Solvente é a substância que dissolve o soluto.

Classificação das soluções


De acordo com a quantidade de soluto dissolvido, podemos classificar as soluções:

– Soluções saturadas contêm uma quantidade de soluto dissolvido igual à sua solubilidade naquela temperatura, isto é, excesso de soluto, em relação ao valor do coeficiente de solubilidade (Cs), não se dissolve, e constituirá o corpo de fundo.
– Soluções
insaturadas contêm uma quantidade de soluto dissolvido menor que a sua solubilidade naquela temperatura.

 

Veja um bom exemplo: quando colocamos muito açúcar no copo com água , o açúcar vai para o fundo . Esta solução está saturada. Mas se não colocamos aquela quantidade enorme de açúcar essa solução está insaturada.

-Solução superssaturada – Isto só acontece quando o solvente e soluto estão em uma temperatura em que seu coeficiente de solubilidade (solvente) é maior, e depois a solução é resfriada ou aquecida, de modo a reduzir o coeficiente de solubilidade. Quando isso é feito de modo cuidadoso, o soluto permanece dissolvido, mas a solução se torna extremamente instável. Qualquer vibração faz precipitar a quantidade de soluto em excesso dissolvida.

O que é coeficiente de solubilidade ?

O coeficiente de solubilidade é a quantidade de soluto necessária para saturar uma quantidade padrão de solvente a uma determinada temperatura. ( Para saber mais leia )

Outros sites para se aprofundar :

http://educacao.uol.com.br/quimica/ult1707u20.jhtm

http://educar.sc.usp.br/quimapoio/solubili.html



22 comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: