Blogs Voluntários II


Vírus e Segurança na Internet

Cuidado com os emails que recebe!

Cuidado com os links que você clica !

Cuidado com as mensagens que você vê !

Cuidado… Cuidado…

Mas … Qual é a razão de tantos cuidados?

Tem muita coisa legal na Internet. Uma delas é que tem de tudo, de tudo mesmo! Uma receita, um texto legal, uma imagem,coisas para comprar, fazer e ver. Mas também… Tem pessoas mal intencionadas. 

Tem gente ( ou grupos de pessoas) que monta um programinha que se instala em seu computador e que pode fazer miséria: destruir seus arquivos, pegar informações suas ( contas, senhas, dados,..) ou até tomar conta de seu email e ficar mandando pra todo mundo cópias dele mesmo. São os vírus!

E como um vírus se instala? Ele pode vir por um email de uma amiga que te mandou aquela apresentação linda de slides , que veio do amigo do amigo do vizinho da namorada do melhora amigo da fulana que não mora mais no Brasil… Sabe como é… passou por tanta gente, que não se sabe mais com o vírus foi instalado. Ou pode ser que um vídeo ou um link mandado por alguém ( que nem sabe que está infectado) ,via sites de relacionamento ( como o Orkut), venha com esse programinha maldito.

O vírus é auto-executável. Quer dizer: toda vez que você liga o computador ou entra em seu banco ou acessa o seu email… ele dará o ar de sua graça e começará a fazer o que foi programado a fazer: roubar senhas, mandar mensagens,… E pior de tudo… você não percebe e quando percebe.. já foi.

Se seu computador está lento e se seu banco te pede informações mais de uma vez ( quando o comum é pedir uma vez só) … barbas de molho! Pode ser vírus. Uma boa dica é ter um anti vírus – uma vacina – como o AVG ou Norton, para evitar infecções.

Outra dica, além de ter um bom anti vírus, é suspeitar: não abra mensagens suspeitas. Evite abrir apresentações e anexos em seu email – a não ser que venha de fonte muito confiável, mas lembre-se da história da mensagem que seu amigo lhe mandou,  que recebeu do amigo da namorada do vizinho, que recebeu do tio do amigo , que recebeu da mãe… Você já nem sabe onde andou aquilo. E muito cuidado com os sites de relacionamentos – como o Orkut- apesar de eles mesmos pedirem para a gente se cuidar e de eles criarem listas de spam… Barbas de molho com estes sites.

Aqui vai uma lista de tipos de vírus:

“Vírus – o vírus é um pequeno trecho de programa que se sobrepõe ao programa real. Um vírus pode atacar programas, como um programa de planilhas. Cada vez que o programa de planilha é executado, o vírus também o é, tendo a chance de se reproduzir (atacando outros programas) ou causar destruição.” ( HowStuffWorks)


  • Vírus de e-mail – um vírus de e-mail circula em mensagens de e-mail, geralmente replicando-se com o envio automático para dezenas de outras vítimas tiradas do catálogo de endereços do e-mail.
  • Worms – o worm é um trecho de um programa que utiliza redes de computadores e falhas de segurança para se replicar. Uma cópia de um worm procura por uma outra máquina na rede que possua uma falha de segurança específica. Ele se copia na outra máquina utilizando-se da falha de segurança e então começa a se replicar a partir da outra máquina também.
  • Cavalo de tróia – o cavalo de tróia é simplesmente um programa de computador. O programa alega fazer uma coisa (pode fingir ser um jogo), mas em vez disso ele causa danos quando é executado (ele pode apagar seu disco rígido). Cavalos de tróia não se replicam automaticamente.
Anúncios

3 respostas »

  1. Pocha, gostei desse cuidado que você postou(estou comentando atrasado, mas…)até porque, cuidado com o vírus no computador é uma coisa que temos que saber desde pequenos, não é verdade?Enfim, tudo o que eu quero dizer é que foi bom ter postado isso para pessoas sem informação da coisa!Bem legal isso, de novo consiguiu superar muitos outros blogs!

    Curtir

  2. Coisas do tipo já aconteceram comigo, quando eu era pqueno peguei um cavalo de tróia por um usuário suspeito do orkut mandando uma mensagem totalmente fora de assunto, quando a minha mãe descobriu, fui me esconder debaixo da cama para o meu pai não me pegar!Mas, tudo ocorreu bem, pois tinha o AVG e sabia como usá-lo.
    Vale lembrar também das mensagens de sites como “VOCÊ É O 20820823º A ENTRAR NESTE SITE!CLIQUE AQUI E PEGUE O SEU PRÊMIO!”,para variar peguei um belo de um cavalo de tróia, ou trojan horse, no meu computador, naquele dia meu pai explicou-me que não era preciso se preocupar, desde que estivesse com o anti-vírus atualizado e o computador bem escaneado.
    Passei agora só para lembrar “probleminhas” que já ouvi acontecerem com muitas pessoas, conhecidas até.

    Curtir

Meu Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Anúncios
Andrea Barreto

Andrea Barreto

Sou professora de Ciências e de Biologia em Escolas da Rede Municipal e Particular do Rio de Janeiro ( Brasil). Elemento de equipe da Educopédia / Rioeduca ( Secretaria Municipal de Educação - RJ)

Links Pessoais

Visualizar Perfil Completo →

Follow Dicas de Ciências on WordPress.com
%d blogueiros gostam disto: