A Pirâmide Ecológica representa o fluxo de energia que existe em cada nível trófica. Cada degrau da pirâmide ( veja abaixo) temos um nível trófico de energia.

Na base da pirâmide ecológica, encontramos os produtores , os seres vivos autotríficos capazes de produzir seu próprio alimento ( as plantas ). Logo depois, no próximo nível trófico, temos os consumidores primários. Aqui, no nosso exemplo, estão o coelho, o rato, a lagarta,… que se alimentam das plantas. E mais acima estão os consumidores terciários, que aqui nesta pirâmide são o lobo e a coruja.

Repare bem que, quanto mais alto na pirâmide , é necessário muitas plantas para ” sustentar” o rato , o coelho, …, que por sua vez precisam ser muitos para alimentar o lobo e a coruja

É por isso que usamos a pirâmide, pois quanto mais alto é o nível trófico, menos organismos existe e mais energia é transferida.

Anúncios

Escrito por Andrea Barreto

Sou professora de Ciências e de Biologia em Escolas da Rede Municipal e Particular do Rio de Janeiro ( Brasil). Elemento de equipe da Educopédia / Rioeduca ( Secretaria Municipal de Educação - RJ)

1 comentário

  1. Olá amiga!
    Tem um selinho de presente pra você no QUIMILOKOS!
    ^^!
    Beijos!!!

    Responder

Deixe uma resposta