Pirâmide Ecológica


A Pirâmide Ecológica representa o fluxo de energia que existe em cada nível trófica. Cada degrau da pirâmide ( veja abaixo) temos um nível trófico de energia.

Na base da pirâmide ecológica, encontramos os produtores , os seres vivos autotríficos capazes de produzir seu próprio alimento ( as plantas ). Logo depois, no próximo nível trófico, temos os consumidores primários. Aqui, no nosso exemplo, estão o coelho, o rato, a lagarta,… que se alimentam das plantas. E mais acima estão os consumidores terciários, que aqui nesta pirâmide são o lobo e a coruja.

Repare bem que, quanto mais alto na pirâmide , é necessário muitas plantas para ” sustentar” o rato , o coelho, …, que por sua vez precisam ser muitos para alimentar o lobo e a coruja

É por isso que usamos a pirâmide, pois quanto mais alto é o nível trófico, menos organismos existe e mais energia é transferida.

Anúncios

1 resposta »

Meu Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Anúncios
Andrea Barreto

Andrea Barreto

Sou professora de Ciências e de Biologia em Escolas da Rede Municipal e Particular do Rio de Janeiro ( Brasil). Elemento de equipe da Educopédia / Rioeduca ( Secretaria Municipal de Educação - RJ)

Links Pessoais

Visualizar Perfil Completo →

Follow Dicas de Ciências on WordPress.com
%d blogueiros gostam disto: