São na verdade plantas insetívoras , pois capturam insetos. Mas qual é a razão destas plantas fazerem isso ? Vamos ver?
Imagine que você é um inseto e vê uma planta com umas gotinhas muito bonitas, que parecem alimento , perecem mel… Você será atraído(a) para lá, mas não sabe que as gotinhas são grudentas e irão lhe capturar. As folhas se fecharão em cima de você e, então, será digerido bem devagar. Filme de terror ? Talvez, para alguns insetos sim.
As plantas insetívoras fabricam seu próprio alimento pela fotossíntese ( são autotróficas), no entanto o solo onde essas plantas ocorrem não possui nutrientes que suprem todas as necessidades. Estes solos são, em sua maioria, pobres em nitrogênio. E as plantas insetívoras capturam insetos para ter esses nutrientes.
Essas plantas são pequenas, ao contrário que todos pensam a maioria tem 15 cm de altura. As maiores podem alcançar 2 m de altura, mas não engolem pessoas. São conhecidas cerca de 450 espécies de insetívoras, que apreciam lugares úmidos e terrenos pantanosos.
O processo de captura pode variar de espécie para espécie. A dionéia (olhe a foto acima) captura insetos do jeito que expliquei no início. Outra espécie drosera , somente deixa o inseto ser atraído pelas gotinhas que o prende como uma cola. ( Veja figura abaixo)
Outros grupos, como asnepentes e sarracênias, têm na extremidade da folha uma grande urna que se enche de uma substância líquida. Quando o inseto vai beber esse líquido, fica preso na urna onde é digerido.
Conheça alguns grupos :
- Nepenthes (Nepenthaceae) – originárias de Madagascar, Índia, Austrália e Sudeste Asiático.
- Dionaeas (Droseraceae) – popularmente conhecidas como “papa-moscas”, são facilmente encontradas nos EUA e no México.
- Drosera (Droseraceae) – gênero muito comum no Brasil, principalmente em São Paulo, Bahia, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
- Sarracenia (Sarraceneaceae) – são encontradas no leste dos EUA, em regiões pantanosas.
- Utricularia (Lentibulariaceae) – existem várias espécies difundidas por todo o território brasileiro. A espécie mais comum é conhecida como boca-de-leão ou violeta-do-brejo.
Agora, você conhece melhor essas plantas estranhas e curiosas.
obrigada pela informação,pois precisei de saber sobre essas plantas para o trabalho de pedagogia e foi importante as informações.
Me gustaria saber donde comprar plantas carnivoras o sus semillas.
gostei! mais fala muito pouco preciso de mais informações!!!!!!!
Que tipo de informações, Ana ?
Especifique melhor!
Beijos
adorei as informasões muito obrigado agora posso responder a minha tarefa!!!!
Estou feliz
TODO MUNDO ADOROU MENOS ALGUMAS PESSOAS MAIS EU GOSTEI!!!
muito obrigado pela informasao estou sabendo de tudo!!!
e muito bom
gostei muito, meu irmão tirou dez na tarefa obrigada, não se encontram sites bons hoje em dia.
gracias
Nossa adoreiii,amei é muito bem mesmo
valeu
😉
me ajudou muito obrigado
xD
Que nojento! mais me ajudou!