Estamos no fim do ano ! E muita gente já está de Férias ( estava mais do que na hora!). Vou, então, colocar aqui alguns posts sobre curiosidades de Ciências. E o primeiro é esse :

Plantas Curiosas …

Olhe bem para as duas flores abaixo e imagine …




amorphophallus_wilhelma1










 

 


Imagine se você topasse com uma destas flores enormes? A segunda flor ( logo acima ) é a Amorphophallus titanum , natural das florestas equatoriais da Sumatra ocidental (Indonésia) e floresce raramente. Quando floresceu no Jardim Botânico de Bonn ( na Alemanha) alcançou,  em julho de 2000 , 2,57 m de altura. 

A outra flor é a Rafflesia arnoldi , considerada a maior flor do mundo. É natural das florestas do Sudoeste Asiático,com 91 centímetros de diâmetro e suas pétalas possuem quase dois centímetros de espessura, pesam 11 quilos. 

Além do tamanho, as duas flores têm mais em comum: cheiram à carne podre! ( arghhhh!) . Os polinizadores destas flores são moscas, que são atraídas pelo cheirinho de animais em decomposição, assim pousam nas flores e ficam cheias de grãos de pólen. Depois carregam esse pólen para outra flor. 

A nossa Vitória Régia ( Victoria amazonica ) é a maior flor americana. Porém com cheiro muito gostoso. A Vitória Régia é uma planta aquática e floresce no início de março até julho. A sua flor é branca e só abre de noite. Isso tudo é uma estratégia para atrair seus polinizadores noturnos, uns besouros da espécie Cyclocefalo casteneaea.  Quando a flor se abre, expele um cheiro bom de abricó, atraindo os besouros que ficam presos dentro dela, pois as flores se fecham de dia. Na noite seguinte, a flor se abre – desta vez rosada – os insetos polinizadores saem e pousam em outra flor. As flores rosadas têm o gineceu maduro, enquanto as brancas têm o andoceu maduro. 


A folha da vitória régia pode ter  2,5 metros de diâmetro e suportar até 40 quilos se forem bem distruibuídos em sua superfície. 

Quanta coisa curiosa no Reino Plantae !!!

 Comente pela Política de Comentários!

Anúncios

Escrito por Andrea Barreto

Sou professora de Ciências e de Biologia em Escolas da Rede Municipal e Particular do Rio de Janeiro ( Brasil). Elemento de equipe da Educopédia / Rioeduca ( Secretaria Municipal de Educação - RJ)

6 comentários

  1. a Vitória Régia é carnívora??????

    Responder

    1. Não, Lucas !
      A vitória régia é uma planta aquática!

      Responder

  2. A vitória régia pode ser considerada ANGIOSPERMA?

    Responder

    1. Sim é uma Angiosperma!

      Responder

  3. Essas duas primeiras flores podem ser plantadas no Brasil?

    Responder

    1. Não. Tem que ter uma estufa grande com temperatura e umidade controladas.

      Responder

Deixe uma resposta